O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Matrículas online podem ser feitas até a próxima sexta-feira no Paraná

As matrículas para o próximo ano letivo nas escolas estaduais do Paraná podem ser feitas até a próxima sexta-feira pela internet. A ferramenta é para os alunos de continuidade e também aos que vão ingressar no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio.

Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, é preciso acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição em que o estudante já está matriculado. Se a proposta é tentar uma vaga em outra unidade, é possível indicar até três escolas e aguardar o resultado, divulgado no início de dezembro.

Para fazer a matrícula online dos estudantes que vão começar o 6º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio, os pais ou responsáveis devem acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida conforme georreferenciamento, ou seja, a escola mais próxima do endereço onde mora. Caso queira uma escola diferente da sugerida, os pais ou responsáveis podem indicar até três instituições e aguardar o resultado da solicitação.

O secretário da Educação, Renato Feder, explica que e a matrícula online é opcional e foi pensada para facilitar a vida dos pais e responsáveis pelos alunos. De acordo com o secretário, a ferramenta atende aos objetivos de inserir a tecnologia cada vez mais no dia a dia do estudante paranaense.

A última etapa do processo é presencial, com a entrega dos documentos necessários para fazer a matrícula. Ela acontece em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por escola. Para fazer a matrícula online, basta acessar a Área do Aluno, plataforma da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em que os responsáveis já consultam o boletim escolar e solicitam o histórico do estudante.

O responsável ou estudante com mais de 18 anos deve fornecer CPF e número de celular para o qual será enviado um código de validação via mensagem. Após isso, basta clicar em “Matrícula Online”, no menu lateral da página. Também é possível acessar a plataforma pelo celular.

Via AEN

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Na abertura dos trabalhos, governador entrega balanço de 2022 à Assembleia

Um herói em Dificuldade

Feriadão da Independência termina com 19 mortes e mais de 160 pessoas feridas nas estradas do Paraná

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais