O Portal do Norte do Paraná
Região

Londrina registra primeiro caso de sarampo

A secretaria de saúde confirmou nesta terça-feira (15) o primeiro caso de sarampo de Londrina. O paciente é um jovem de 18 anos, que começou a apresentar febre, tosse, coriza e manchas avermelhadas na pele e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste no dia 19 de setembro.

Segundo a secretaria de Saúde, trata-se de um caso importado da doença. O rapaz esteve em Maringá para uma festa rave no dia 6 de setembro e retornou no dia seguinte. Outros três casos suspeitos que foram na mesma festa aguardam resultado do exame.

Todos os familiares que moram com o jovem foram vacinados no dia da suspeita do caso. Outras nove pessoas foram acompanhadas pela secretaria da Saúde durante 21 dias – equivalente ao período de incubação da doença – e não manifestaram sintomas.

Surto de Sarampo

O boletim epidemiológico semanal divulgado nesta quinta-feira (10), mostra o crescimento exponencial de casos confirmados, 103 pessoas moradoras do Paraná tiveram ou estão com sarampo.

80 casos são da Curitiba e outros 18 na região metropolitana. As cinco confirmações restantes estão em Jacarezinho (1), Ponta Grossa (1), Maringá (2) e Rolândia (1). Os outros municípios estão detalhados no boletim anterior.

Vacinação em baixa 

Segundo dados dos últimos anos, o Paraná não atingiu a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúe para as duas doses da vacina contra a doença. Em 2016, a dose 1 chegou a 91% de cobertura, em 2017, manteve o mesmo percentual, em 2018 este número baixou para 88% e em 2019, de janeiro ao dia 9 de outubro de 2019 ampliamos a cobertura e atingimos 92,7%. Embora 2018 e 2019 sejam dados preliminares, é possível verificar que o índice aumentou em 5%.

Em entrevista coletiva o secretario de saúde Felippe Machado  comentou o caso:

 

Via Tarobá News/Heloisa Pedrosa/AEN 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Londrina: Corpo de mulher é encontrado em pedreira

Municípios da região decidem manter o comércio fechado por mais uma semana

Cobra News (User)

Morre ex-presidente da antiga Corol Eliseu de Paula

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais