O Portal do Norte do Paraná
Região

LIRAa aponta aumento da infestação do Aedes aegypti em Ibiporã

Dados do primeiro Levantamento Rápido do Índice Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta semana, aponta um índice de infestação de 1,7% em Ibiporã. O percentual está acima do limite preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até 1%.

O índice é um pouco superior ao último LIRAa, realizado em novembro, que foi de 1%, mas inferior ao registrado em janeiro do ano passado, de 3,6%. “Tradicionalmente os percentuais sobem no início do ano devido à combinação de calor e chuvas constantes, o que facilita a proliferação do mosquito”, apontou o coordenador do Setor de Endemias, Aldemar Galassi.

O Ministério da Saúde preconiza que municípios com índice inferior a 1% estão em condições satisfatórias, de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta, e superior a 4% há risco de surto de dengue. Com os resultados do LIRAa, os agentes de endemias elaborarão estudos e planejamento que orientarão os trabalhos nas áreas mais afetadas da cidade.

O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 11 de janeiro. Foram visitados 900 imóveis em todas as regiões da cidade. Segundo Galassi, 100% dos criadouros do Aedes aegypti foram encontrados nos quintais dos imóveis, principalmente em materiais recicláveis, tais como copos e garrafas, além de bebedouros de animais, o que indica que a população está deixando a água acumular nesses recipientes, tornando-os ambientes ideais para a rápida reprodução do mosquito.

“O calor e a chuva fazem o ciclo do mosquito ficar ainda mais rápido; entre o ovo depositado pela fêmea do mosquito, à transformação em larva e, depois em mosquito, o período é de apenas cinco dias. Basta deixar água parada acumulada para que ele se prolifere”.

O coordenador ressalta que todos devem fazer a sua parte para que Ibiporã não enfrente novamente uma epidemia da doença. “A eliminação da dengue depende, principalmente, da mudança de hábitos e atitudes. A limpeza dos jardins, varandas e qualquer espaço aberto deve ocorrer, no mínimo, a cada sete dias”, destacou.

Informações: Portal Paiquerê/MK

Foto: SESA

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Acidente grave envolvendo viatura da Polícia Civil deixa quatro feridos

Cobra News (User)

Caminhões e van engavetam na BR-369, em Londrina

Cobra News (User)

Londrina: Jovens são presos depois de furtarem cadeira de rodas em UPA

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais