O Portal do Norte do Paraná
Comunidade

Junho Vermelho: Saiba quais são os requisitos para doar sangue

O Hemocentro Regional de Londrina promove, a partir da próxima, comemorações em alusão ao Junho Vermelho e à 5ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue. Quem já é ou deseja se tornar doador precisa se enquadrar em alguns requisitos. Saiba quais são eles:

Para doar sangue é necessário procurar o Hemocentro de Londrina, apresentando um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista com foto, carteira de trabalho).

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. Jovens menores – entre 16 e 17 anos – só podem doar mediante a presença e o consentimento por escrito de um responsável legal. A idade máxima para a primeira doação é até 60 anos.

É necessário pesar no mínimo 50 kg para doações no Hemocentro ou acima de 53 kg em coletas externas. O doador precisar estar bem alimentado, mas deve aguardar 3 horas após o almoço ou jantar.

Também é preciso estar bem hidratado, ingerindo no mínimo meio litro de água antes da doação. Outro requisito é ter dormido bem por pelo menos 6 horas na noite anterior. Grávidas ou mulheres que estão amamentando não podem doar.

O doador também não pode:

– Ter tido gripe, infecção bacteriana, febre, ou usado antibiótico nas últimas 2 semanas;

– Ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;

– Ter piercing em cavidade oral ou região genital;

– Ter feito procedimento endoscópico há menos de 6 meses;

– Ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas antecedentes à doação.

O uso de medicamentos, doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas e viagens são avaliados individualmente. O questionário feito antes da doação é extenso e pode haver outros critérios de exclusão detectados somente durante a entrevista.

De acordo com informações do Hemocentro, uma única doação pode salvar a vida de até três pessoas. Doe sangue, doe vida.

O Hemocentro Regional de Londrina fica no prédio anexo ao HU, na Rua Claudio Donisete Cavaliere, 156, Jardim Aruba. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30.

Com informações do Hemocentro/HU

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Matrículas de cursos de idiomas para estrangeiros terminam na sexta (18)

Vizinhos reclamam de imóvel infestado por ratos no Jardim do Lago

Dori Alimentos seleciona jovens aprendizes

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais