A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Comunidade  ›  Junho Vermelho: Saiba quais são os requisitos para doar sangue

Junho Vermelho: Saiba quais são os requisitos para doar sangue

Publicado em: 31 maio 2019

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

O Hemocentro Regional de Londrina promove, a partir da próxima, comemorações em alusão ao Junho Vermelho e à 5ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue. Quem já é ou deseja se tornar doador precisa se enquadrar em alguns requisitos. Saiba quais são eles:

Para doar sangue é necessário procurar o Hemocentro de Londrina, apresentando um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista com foto, carteira de trabalho).

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. Jovens menores – entre 16 e 17 anos – só podem doar mediante a presença e o consentimento por escrito de um responsável legal. A idade máxima para a primeira doação é até 60 anos.

É necessário pesar no mínimo 50 kg para doações no Hemocentro ou acima de 53 kg em coletas externas. O doador precisar estar bem alimentado, mas deve aguardar 3 horas após o almoço ou jantar.

Também é preciso estar bem hidratado, ingerindo no mínimo meio litro de água antes da doação. Outro requisito é ter dormido bem por pelo menos 6 horas na noite anterior. Grávidas ou mulheres que estão amamentando não podem doar.

O doador também não pode:

– Ter tido gripe, infecção bacteriana, febre, ou usado antibiótico nas últimas 2 semanas;

– Ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;

– Ter piercing em cavidade oral ou região genital;

– Ter feito procedimento endoscópico há menos de 6 meses;

– Ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas antecedentes à doação.

O uso de medicamentos, doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas e viagens são avaliados individualmente. O questionário feito antes da doação é extenso e pode haver outros critérios de exclusão detectados somente durante a entrevista.

De acordo com informações do Hemocentro, uma única doação pode salvar a vida de até três pessoas. Doe sangue, doe vida.

O Hemocentro Regional de Londrina fica no prédio anexo ao HU, na Rua Claudio Donisete Cavaliere, 156, Jardim Aruba. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30.

Com informações do Hemocentro/HU

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.