O Portal do Norte do Paraná
Região

Hospital Universitário de Londrina oferece tratamento para pacientes com sequelas da Covid-19

Mesmo após o diagnóstico de cura, muitos pacientes contaminados pelo novo coronavírus continuam tratando sintomas persistentes provocados pela doença. Os médicos chamam de síndrome ‘pós-covid’.

Em Londrina, no norte do Paraná, o serviço de pneumologia do Hospital Universitário (HU), referência no atendimento da doença na região, começou a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com sequelas respiratórias provocadas pela Covid-19. Um desafio para pacientes e médicos.

“Fazemos exames de imagem, da função pulmonar e acompanhamos a recuperação do pulmão. Eventualmente, em caso de sequela, o tratamento é personalizado para aquela sequela. A gente não sabe exatamente quais são. Assim como a Covid-19 é uma doença nova, a síndrome ‘pós-covid’ é mais nova ainda. Estamos aprendendo como lidar com a recuperação de pacientes”, explicou o infectologista Alcindo Cerci Neto.

Ao longo de dez meses de pandemia, pneumologistas identificaram que alguns pacientes ficam com sintomas debilitantes por semanas ou meses, em algumas pessoas os sinais nunca desapareceram.

Conforme o ambulatório do serviço de pneumologia do HU, há pacientes diagnosticados com lesões persistentes em pulmões, coração, cérebro e rins. As sequelas de pulmão foram identificadas com mais frequência.

O serviço oferecido pelo Hospital Universitário, ligado à Universidade Estadual de Londrina (UEL), é de graça e segue os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte:G1 PR

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prefeito de Londrina mantém decreto municipal e afirma que novas medidas estão em análise

ExpoLondrina 2024 abre seleção de vagas para serviços de limpeza e bilheteria no dia 26

Cobra News (User)

Londrinenses ainda podem ter desconto integral no Profis

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais