O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Horário de verão: governo pede novo estudo sobre medida ao Operador do Sistema Elétrico

O Ministério de Minas e Energia pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) um novo estudo sobre o horário de verão diante da “atual conjuntura de escassez hídrica”. O mecanismo de adiantar uma hora nos relógios para aproveitar os dias mais longos foi extinto pelo próprio governo Bolsonaro em 2019.

O governo não informou quando a pesquisa foi solicitada, e nem se há prazo definido para a entrega das conclusões.

Na nota, o ministério reafirma a sua posição de que a contribuição do horário de verão é “limitada”, não tendo identificado, até o momento, que o retorno do programa traria benefícios para redução do consumo de energia no período de pico de demanda.

“Neste sentido, a contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno. Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda”, diz o ministério.

Estudo aponta economia

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) divulgou um estudo neste mês mostrando que a economia de energia com o horário de verão seria de “2% a 3% no consumo dos meses de verão”.

Se tivesse sido adotado no verão passado, o horário de verão teria economizado 2.500 a 3.800 gigawatt-hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo estimativa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) divulgada pelo Instituto Clima e Sociedade.

Associações empresariais já enviaram carta ao governo pedindo o retorno do horário de verão, pois afirmam que o programa traz benefícios aos negócios.

O decreto que revogou o horário de verão foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2019. Na época, o governo disse que a mudança de horário não trazia economia significante de energia e mexia com o relógio biológico das pessoas.

G1

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mega-Sena, concurso 2.488: ninguém acerta as 6 dezenas e prêmio vai a R$ 9 milhões

Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto

Participação na escolha de conselhos tutelares cresce mais de 25%

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais