O Portal do Norte do Paraná
Policial

Guarda Municipal de Londrina completa 11 anos

A Secretaria Municipal de Defesa Social comemora nesta segunda-feira (5), o aniversário de 11 anos da Guarda Municipal de Londrina. A instituição foi criada através da lei 10.774/09. Além de criar a secretaria, a legislação definiu a responsabilidade legal de proteger os bens, serviços, instalações municipais, bem como garantir a proteção da população em casos emergência.

Desde então dois concursos foram realizados, sendo um em 2009 e outro no ano de 2012. O quadro de agentes é composto por guardas municipais formados em quatro diferentes turmas. Legislação, defesa pessoal, primeiros socorros, curso de armamento e tiro, condução de viaturas entre outras são algumas das disciplinas estudadas para a formação.

A filosofia do policiamento comunitário é base do trabalho executado diariamente pelas equipes em todas as regiões da cidade. Isso garante a melhor aproximação com a comunidade e gera confiança no serviço prestado.

Organização –  A instituição é coordenada pelo secretário municipal de Defesa Social e composta por unidades administrativas e pelo setor operacional que tem como foco o atendimento das ocorrências.

A parte operacional é composta pela Diretoria Operacional que coordena os serviços das inspetorias e supervisões dos grupamentos: Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), Guarda Municipal Patrimonial (GMP), Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), Guarda Municipal Rural, Grupo de Comunicação e Monitoramento (GCOM).

Defesa Civil Municipal – O quadro de agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) é composto por guardas municipais que atuam no desenvolvimento de ações preventivas, projetos e programas que visam atender a população, em casos de calamidade pública.

Amplitude –  A Guarda Municipal conta com os serviços de proteção patrimonial com agentes fixos em alguns postos de trabalho, e com equipes que trabalham nas viaturas. Estas, diariamente, estão presentes nos bairros, região central e zona rural de Londrina. O serviço é orientado pela central de emergência GCOM que recebe as chamadas por meio do telefone 153 e repassa às equipes.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, busca investir na profissionalização dos agentes. “O nosso objetivo com a Guarda Municipal, nesses 11 anos, é cada vez mais profissionalizar o serviço. Primeiro, padronizando os protocolos de atendimento procurando qualificar os profissionais que exerce os cargos de chefia e liderança, e ao mesmo tempo qualificando os profissionais da linha de frente quanto ao atendimento à população, uso dos equipamentos da melhor maneira possível, sempre preservando a integridade, a saúde das pessoas e os bens, serviços e instalações do município”, informou.

Projetos –  A Defesa Social é responsável pela elaboração de diversos projetos que norteiam o serviço da instituição. Nos últimos meses a instituição desenvolveu o Plano de Segurança das Instalações (PSI), documento composto por um laudo técnico que aponta sugestões de melhorias na segurança de todos os prédios públicos.

O projeto Informar para Proteger tem como objetivo levar informações de como e quando os servidores públicos e a população podem acionar o serviço da Guarda Municipal. O projeto Monitorar para Proteger está conectando os prédios públicos à central de monitoramento, passando a garantir mais segurança. Primeiramente, todas as unidades escolares da Prefeitura estão recebendo a estrutura.

A Patrulha Maria da Penha funciona de forma personalizada no atendimento às vítimas de violência em Londrina desde o ano de 2015. Todos os guardas são capacitados para realizar o atendimento das chamadas de emergência. Atualmente a GM monitora o dispositivo conhecido como “Botão do Pânico” que protege ainda mais a mulher vítima de violência em caso de emergência, fornecendo informações precisas da localização do chamado.

A Guarda Municipal é responsável pela fiscalização da lei municipal 10.744/2018 (lei seca) que proíbe o consumo de bebida alcoólica nas ruas das 22h às 6h. Nas imediações das unidades de ensino a proibição funciona 24 horas. Diariamente as equipes atuam no combate à violência contra animais, bem como no apoio ao recolhimento de animais de grande porte.

Ramos falou ainda sobre a amplitude dos projetos. “Todos os projetos que estão sendo desenvolvidos na secretaria são ora voltados para os próprios públicos, ora voltados para os funcionários públicos e ora voltados para a população que mora no entorno dos próprios públicos para que elas possam colaborar com a segurança, e ao mesmo tempo a Guarda Municipal, trabalhando de maneira subsidiária aos demais órgãos de segurança contribui para o aumento da sensação de segurança”.

O secretário falou sobre alguns objetivos da administração para a instituição. “O nosso empenho, junto ao prefeito, no sentido de ter uma sede própria, ampliar o efetivo mediante concurso público e efetivamente dar vida ao plano de carreira, previsto desde a criação da instituição. A gente sabe que não é fácil. Evidentemente que o plano vai refletir no financeiro, na carga horária de trabalho dos guardas. Haverá uma compensação financeira. A Guarda Municipal presta um serviço 24 horas por dia e a contratação e o plano de carreira tem que ser condizentes, respeitando os direitos trabalhistas. A secretaria ao longo desses 11 anos ampliou bastante suas atividades e precisa de uma reestruturação. E com essa reestruturação a gente acaba consolidando os protocolos que dão garantia ao cidadão quanto ao atendimento que será prestado pela Guarda Municipal”, destacou.

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou a instituição. “Eu sou um grande fã de toda corporação, de toda guarda. Quero desejar os parabéns. A Guarda Municipal, assim como os profissionais de Saúde, mostrou seu valor exatamente agora na pandemia. Em nome de Londrina eu só tenho palavras de gratidão a todos os guardas e às guardas municipais, ao coronel Ramos e toda direção. Em breve, um novo concurso, assim que a pandemia permitir, para que a gente possa ir aos poucos recompondo o quadro dos nossos valorosos e valorosas guardas municipais de Londrina”, pontuou.

Com:Assessoria

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Jovem é baleado em confronto com a PM na zona sul de Londrina

Homem atira na ex-esposa e depois é baleado por PMs em Londrina, VEJA

Traficante é preso pela Guarda Municipal de Londrina

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais