O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo do Paraná negocia com a Rússia produção da vacina contra a Covid-19

Fontes seguras confirmaram que há tratativas do governo paranaense para firmar uma parceria com o governo da Rússia para produzir a vacina Sputnik V. A notícia foi dada nesta manha de terça-feira, 11 de agosto, pelo Bom Dia Brasil, da Rede Globo. Esse anúncio foi feito horas após o presidente russo, Vladimir Putin, divulgar a vacina como a primeira registrada no mundo.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus nesta terça-feira (11).

Em nota o governo do estado confirmou as tratativas com o governo russo, mas não a assinatura do convênio. “Neste momento, as negociações ainda estão em andamento. Dentro deste processo, na quarta-feira (12/08) haverá uma reunião técnica com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e equipe”, diz a nota.

O encontro seria para definir os termos de um possível acordo entre as partes, e será coordenado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.  “O Governo do Estado reforça que o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) é um órgão com capacidade técnica para participar do processo. Após o encontro novas informações serão fornecidas”, finaliza a nota encaminhada à redação do Bem Paraná no começo desta tarde de terça-feira, 11 de agosto.

A polêrmica em torno da vacina é que, embora tenha sido registrada, o imunizante ainda será submetido a ensaios clínicos para testar sua segurança e eficácia. Após a eventual assinatura do acordo, o próximo passo seria o compartilhamento do protocolo russo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil para a liberação das outras etapas.

Um protocolo de intenções foi entregue no final de julho, data em que Akopov recebeu, em Brasília, o secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que já atua em parceria com o Ministério da Saúde, deve um dos polos de produção e distribuição da imunização para a América Latina.

Os estudos sobre a vacina russa geram dúvida na comunidade científica. O Ministério da Saúde da Rússia informa que as pesquisas para a vacina estão na fase 3, a última e mais importante das etapas de produção de uma vacina, mas não divulgou estudos em nenhuma revista científica sobre os resultados, duração e os detalhes das fases anteriores.

Fonte:Bem Paraná

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Ipem-PR participa de fiscalização de bombas de combustíveis

Advogado é morto com tiros na cabeça dentro do próprio carro

Sucuri de 4 metros é capturada em casa do Paraná; veja vídeo

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais