O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Governo do Estado homologa situação de emergência em Guaratuba e Matinhos

O Governo do Paraná homologou nesta terça-feira (30) os decretos de situação de emergência de Guaratuba e Matinhos. As duas cidades foram atingidas por fortes chuvas na semana passada. Com a homologação, podem acessar mais recursos do Governo do Paraná para reconstrução de áreas e apoio às famílias por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap).

Segundo o Simepar, o volume de chuvas acumulado no Litoral em menos de uma semana ultrapassou o esperado para todo o mês de janeiro. Desde o último sábado (20) até a noite de quinta-feira (25), o volume chegou a 519,2 milímetros em Guaratuba, sendo que a média prevista para o mês era de 386,4 milímetros na cidade. Em Matinhos e Pontal do Paraná, a precipitação acumulada foi de 355,2 mm e 466,8 mm, respectivamente.


O Governo do Estado vem acompanhando as ações de resposta desde os primeiros instantes, primeiro com suporte para a população afetada com as equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar e, logo em seguida, a Defesa Civil Estadual entrou com suporte de ajuda humanitária (distribuição de colchões e kits) e orientações para os municípios sobre os processos homologação dos decretos de situação de emergência.

As cidades chegaram a montar abrigos para atender as famílias e aos poucos, com a volta do sol, já estão retomando a normalidade. A orientação é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que tem monitorado a situação no Estado, recebendo as informações dos órgãos de meteorologia. Vinte e cinco alertas foram enviados na última semana chamando a atenção para os riscos de temporais.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Associação dos Supermercados afirma que não há risco de desabastecimento nos estabelecimentos do Paraná

Número de casos confirmados da dengue no Paraná chega a 478, aponta boletim

Paraná confirma mais 3.438 casos de Covid, aponta boletim; 3.030 foram registrados em 5 dias

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais