O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Governo brasileiro ‘condena com veemência’ ataque dos EUA a instalações nucleares no Irã

O Ministério das Relações Exteriores publicou uma nota na tarde deste domingo (22) na qual “condena com veemência” ataques promovidos pelos Estados Unidos e por Israel a instalações nucleares do Irã.

O texto afirma que ataques armados desse tipo ameaçam a vida e a saúde de civis, devido ao risco de contaminação radioativa e de desastres ambientais.

“O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, afirma a nota do Itamaraty.

“Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica. Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala”, completa.

O governo brasileiro também defende na nota o uso de energia nuclear exclusivamente para fins pacíficos e pede “exercício de máxima contenção por todas as partes envolvidas no conflito”. (Leia a íntegra abaixo.)

Na noite deste sábado (21), os EUA atacaram três centros nucleares iranianos — Fordow, Natanz e Isfahan — em uma ação coordenada com Israel. O Irã prometeu responder com base em seu direito à defesa nacional.

A operação do governo de Donald Trump foi deflagrada após uma semana de combates aéreos entre Israel e Irã. Israel havia anunciado uma ofensiva para destruir alvos nucleares iranianos, e o Irã retaliou com mísseis contra cidades como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém.

O presidente dos EUA disse que o ataque às instalações de Fordow, Natanz e Esfahan foi bem sucedido. Segundo Trump, Fordow, a principal instalação nuclear localizada ao sul de Teerã, foi destruída.

Neste domingo (22), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou que os Estados Unidos “cruzaram uma linha vermelha muito grande”.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro

Cobra News (User)

Oito pessoas morrem em queda de balão que pegou fogo em Praia Grande (SC)

Censo 2024: matrículas em tempo integral passam de 18% para 23%

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais