A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Geada e estiagem derrubam produtividade das lavouras de milho do Paraná

Geada e estiagem derrubam produtividade das lavouras de milho do Paraná

Publicado em: 9 ago 2021

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

O Paraná deve colher menos da metade do milho que esperava para a segunda safra. Resultado de estiagem, pragas e geada, tudo ao mesmo tempo.

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) estima que essa é a maior perda já registrada nas lavouras de milho paranaenses. De quase 15 milhões de toneladas, a expectativa é de que se colha pouco mais de seis milhões.

O branco da geada embelezou as paisagens de inverno, mas quando o gelo derrete fica o prejuízo. Foi o que aconteceu com as lavouras de milho do Paraná.

“O problema é que a gente atrasou o plantio do milho. Atrasamos o plantio do soja em setembro porque estava seco, em janeiro quando foi colher o soja choveu muito e atrasou mais um pouco, então praticamente atrasou 30 dias o plantio do milho. Isso fez falta no final de maio e início de junho onde aconteceu a geada”, diz o agricultor Eucir Brocco.

Balanço

A Seab divulgou um balanço na semana passada mostrando uma quebra de 58% da safrinha paranaense de milho. Se no início da temporada a expectativa era colher 14,6 milhões de toneladas, o volume agora deve cair para 6,1 milhões de toneladas.

As maiores perdas foram no noroeste e oeste, seguidos pelo sudoeste, norte, centro-oeste e sul. A perda representa quase R$ 10 bilhões a menos na receita dos produtores paranaenses.

O pacote de intempéries parece ter chegado com “bônus” para um agricultor em Francisco Beltrão. Além da seca prolongada e das geadas fortes, a lavoura dele também foi atingida por granizo. A perda pode chegar a 60% da plantação.

Via:G1/PR

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.