O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Geada e estiagem derrubam produtividade das lavouras de milho do Paraná

O Paraná deve colher menos da metade do milho que esperava para a segunda safra. Resultado de estiagem, pragas e geada, tudo ao mesmo tempo.

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) estima que essa é a maior perda já registrada nas lavouras de milho paranaenses. De quase 15 milhões de toneladas, a expectativa é de que se colha pouco mais de seis milhões.

O branco da geada embelezou as paisagens de inverno, mas quando o gelo derrete fica o prejuízo. Foi o que aconteceu com as lavouras de milho do Paraná.

“O problema é que a gente atrasou o plantio do milho. Atrasamos o plantio do soja em setembro porque estava seco, em janeiro quando foi colher o soja choveu muito e atrasou mais um pouco, então praticamente atrasou 30 dias o plantio do milho. Isso fez falta no final de maio e início de junho onde aconteceu a geada”, diz o agricultor Eucir Brocco.

Balanço

A Seab divulgou um balanço na semana passada mostrando uma quebra de 58% da safrinha paranaense de milho. Se no início da temporada a expectativa era colher 14,6 milhões de toneladas, o volume agora deve cair para 6,1 milhões de toneladas.

As maiores perdas foram no noroeste e oeste, seguidos pelo sudoeste, norte, centro-oeste e sul. A perda representa quase R$ 10 bilhões a menos na receita dos produtores paranaenses.

O pacote de intempéries parece ter chegado com “bônus” para um agricultor em Francisco Beltrão. Além da seca prolongada e das geadas fortes, a lavoura dele também foi atingida por granizo. A perda pode chegar a 60% da plantação.

Via:G1/PR

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Boletim da dengue confirma mais de 100 mil casos no Paraná; são oito novos óbitos

Paraná passa de 960 mil casos de coronavírus e registra 23.103 mortes

Funcionário símbolo do Londrina é internado com suspeita de coronavírus

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais