O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Frota de veículos cresce mais que o dobro da população no Paraná

Ao longo de uma década, o Paraná foi o quinto estado brasileiro cuja população mais cresceu, com um acréscimo superior a um milhão de habitantes. Bem mais expressivo que o aumento populacional, contudo, foi o avanço da frota de veículos no estado, que ganhou quase 2,3 milhões de unidades no período. Ou seja, a frota estadual cresceu mais que o dobro da população paranaense entre os anos de 2011 e 2020.

O levantamento, feito pelo Bem Paraná com base nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e nas informações sobre frota de veículos cadastrados no estado, divulgadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), mostram ainda que há atualmente no estado uma média de dois carros para cada três habitantes. Em Curitiba, são quatro carros para cada cinco habitantes.

Ao longo da década, a população curitibana cresceu 10,43%, passando de 1.764.541 de habitantes para 1.948.626. O número de veículos cadastrados no município, por sua vez, avançou 18,78%, saltando de 1.232.991 para 1.464.535.

Mesmo em meio à pandemia do coronavírus e o agravamento da crise econômica, inclusive, a frota de veículos só cresce. Em Curitiba, a alta nesse mesmo intervalo de meses foi de 0,47%, com mais 6.802 unidades circulando.

Dia Sem Carro — O levantamento da frota no Estado e em Curitiba foi feito porque hoje é comemorado, em todo o mundo, o Dia Sem Carro. A data estimula as pessoas a deixarem seu carro e usar o transporte alternativo, como ônibus, bicicletas ou mesmo andar a pé, estimulando a cultura da sustentabilidade e da saúde.

Fonte:Bem Paraná

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Após caso de febre amarela, IAP fecha visitação de parques no litoral

Fatalidade:Adolescente tenta se proteger de chuva embaixo de árvore e morre após ser atingido por raio no Paraná

Criança de um ano morre após ser atropelada pela avó em Santo Antônio do Paraíso

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais