O Portal do Norte do Paraná
Eventos

Fórum do Agronegócio 2019 – “Essa é a hora mais oportuna para decisões importantes”, diz Ricardo Amorim

O jornalista e economista será moderador do Fórum do Agronegócio 2019, em Londrina.

 

Ricardo Amorim tem uma longa bagagem em análise econômica. Mais de uma década nos Estados Unidos e Europa e duas investindo em países emergentes deram ao jornalista uma visão privilegiada das grandes transformações em curso na economia mundial e suas consequências em diversos setores e países. O jornalista e economista será um dos participantes do Fórum do Agronegócio 2019, que acontece dia 8 de abril e que reunirá as principais lideranças do agro em Londrina. A terceira edição do evento terá como tema “Potencializar o Agro: da infraestrutura à agregação de valor. Soluções” e será realizada durante a ExpoLondrina, no Parque Governador Ney Braga. A realização é da Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Para Amorim, o Fórum é oportuno porque esse é o momento de tomar decisões importantes e de adoção de políticas econômicas para o Agronegócio no Brasil. “Sempre no início de um novo governo, que chega cheio de energia, cheio de vontade, é a hora oportuna de pressionar para conquistar. O novo governo precisa tomar algumas medidas necessárias que requerem a aprovação do Congresso. E sem apoio político é impossível avançar nessas agendas”, aponta.

Segundo Amorim, é hora do Agronegócio discutir os temas importantes do setor, propor novas soluções e conseguir implementá-las. “O governo tem uma agenda de reformas, começando pela da Previdência e várias outras. O Agro tem um peso muito grande para a economia e, particularmente,  uma bancada de apoio muito significativa no Congresso”, diz.

Para ele, uma das coisas que o setor pode e deve fazer é exigir o apoio dessas bancadas à medida que são do interesse do país, mas também do governo. “E, por conta desse apoio, também exigir o avanço no resto da agenda, particularmente na parte de infraestrutura que é fundamental. Esse, entre outros vários gargalos, é o mais importante para o setor. O Agro sairia fortalecido e poderia conseguir o que precisa, principalmente porque, com aprovação da reforma da previdência, começam a sobrar recursos que antes não sobravam e que poderão ser usados em uma série de coisas que o Brasil precisa como saúde, educação e infraestrutura”, explica.

O jornalista diz que é preciso disseminar a informação, análise e conhecimento sobre o segmento. E isso eleva a importância do Fórum. “Isso vai fazer com que, do ponto de vista individual, cada um dos empresários do setor possa tomar decisões melhores, mas, também, esta troca ajuda a criar consenso para apoios de todo setor. Com isso, se criam decisões melhores que vão levar resultados melhores para cada um dos negócios individualmente e um setor mais fortalecido”, avalia.

Durante o Fórum, ele participará como moderador do painel “Agro: Mercado Interno e Externo e suas Perspectivas para Agregação de Valor”.

Da assessoria.

 

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rolândia terá 36º Campeonato Norte Paranaense de Taekwondo

Venda de ingressos para ExpoLondrina começa nesta terça-feira (4)

Rolândia ajusta últimos preparativos para a chegada do Papai Noel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais