O Portal do Norte do Paraná
Região

Festival de Música de Londrina abre inscrições para a programação pedagógica

As inscrições para os cursos e oficinas do 44º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) abrem na próxima segunda-feira (10), e vão até o dia 30 de junho. Toda a programação pedagógica pode ser conferida no site do festival: www.fiml.art.br, assim como os locais das aulas, professores, valores, isenções e onde também devem ser feitas as inscrições.

Foto: Divulgação/ FIML

O evento será realizado entre os dias 13 e 21 de julho, com retirada de pastas e credenciamento de alunos previsto para o dia 13 de julho no Colégio de Aplicação (Rua Piauí, 720). As aulas serão presenciais e ministradas em nove espaços de Londrina.

Nesta edição, o festival oferece 37 cursos de instrumentos, voz, teoria musical, práticas com formação de grupos, oficinas, masterclass, encontros e dois seminários. O 44ª FIML contará com a presença de 32 renomados professores e artistas, que darão o tom mantendo e aprimorando a qualidade musical formativa, uma tradição neste festival.

O 44º Festival Internacional de Música de Londrina manterá foco na inclusão social a partir da formação pedagógica musical, na brasilidade desta formação, com reflexos no processo de sustentabilidade de uma economia criativa, na valorização de todos os atores da cadeia musical e na preservação do patrimônio musical para as próximas gerações. Segundo os organizadores do evento, esta programação pedagógica de qualidade refletirá na programação artística do evento, que já tem músicos agendados, que são expressões culturais importantes no cenário nacional. A programação será divulgada em breve.

Seminários

O Seminário de Educação Musical abre previamente a programação pedagógica do 44º FIML, nos dias 11 e 12 de junho, no auditório da AML Cultural. Na ocasião será lançado em Revista, o Dossiê da ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical – “Educação Musical e Projetos Sociais”. Já nos dias 14 e 15 de julho, também na AML Cultural, terá início o Seminário de Regência de Orquestra, com discussões sobre “O Exercício da Regência na Contemporaneidade”. Ambos os seminários terão formato híbrido, com inscrições.

Programação pedagógica diversificada

Foto: Divulgação/ FIML

Os cursos da programação pedagógica do 44º FIML atendem a diversos públicos. O Festival Kids traz aulas de “Musicalização Infantil” para crianças de sete a 10 anos, “Prática de Coro Infanto-Juvenil”, além do curso “Banda de Garagem”, que desenvolve ritmo e possibilita a formação de bandas. “Viajando pelos ritmos do Brasil” apresenta práticas musicais, corporais e lúdicas para idosos. Já o curso “Atividades musicais e o fortalecimento integral da pessoa idosa”, é uma formação para educadores, cuidadores, familiares e interessados no assunto 60+.

As aulas de Percepção Musical, nível 1 e 2, de Aída Machado, vão ocorrer no ambiente virtual (EAD). Os metais – trompete, trombone, eufônio bombardino e tuba – terão a possibilidade de um masterclass, assim como o pessoal do Canto (Voz). Além das aulas de instrumentos, o festival oferece práticas de grupos como Orquestra, Camerata, Big Band, Coro Cênico, cursos de regências de orquestras, de bandas e coros, que são verdadeiros laboratórios musicais.

As oficinas de gêneros musicais sempre foram concorridas e este ano o festival oferece Oficina de Jazz, de MPB, de Choro, de Samba, de Composição e também a oficina “Conhecendo o Programa: A Arte de Toda Gente”, com Marcelo Jardim.

Entre os dias 15 e 19 de julho será realizado o Encontro de Projetos Sociais e Comunidades. “Práticas colaborativas: metodologias integradoras na constituição de redes”. O local será na AML Cultural, no período da tarde, com a coordenação de Lígia Pimenta.

O Festival Internacional de Música de Londrina é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura de Londrina – Promic // Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina. Tem o apoio da Casa de Cultura -Universidade Estadual de Londrina. Patrocínio: Promic/ Copel/Sanepar/Unimed Londrina/ Consórcio União/ Grupo Marajó.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Informações da assessoria de imprensa

Postagens relacionadas

Santa Casa de Londrina tem surto de coronavírus e afasta 95 funcionários

Engenheiro agrônomo morre em grave acidente em Apucarana

Após 10 dias sem registro, Londrina tem 14ª morte por Covid-19

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais