O Portal do Norte do Paraná
Região

Epidemia de dengue sobrecarrega rede pública e privada na região

A disparada de casos da dengue na região, sobrecarregou o sistema de saúde público e privado. O número de atendimentos está em alta e levou os hospitais a instalarem leitos para atender pacientes graves ou que precisem de monitoramento.

A demora por atendimento é queixa recorrente, principalmente nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nas unidades de pronto atendimento (UPAs). Nas redes sociais, os moradores registram reclamações constantes.

No caso de Londrina, a  cidade vive uma epidemia, e a administração municipal decretou estado de emergência em razão da doença.

Na última quinta-feira Prefeitura de Londrina divulgou o novo boletim epidemiológico, com dados atualizados sobre a situação da dengue na cidade. De acordo com o relatório emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são 2.758 casos positivos de dengue, dentre um total de 17.952 notificações.

Nossa reportagem esteve no Pronto Atendimento Infantil (PAI), na noite desta segunda-feira (17).Confira o aúdio:

No vídeo abaixo é possível ver a unidade lotada:

Imagens da UPA do jardim do Sol

Paraná

O Paraná registra mais 3.660 casos de dengue, segundo dados do boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no boletim da semana passada. O Estado apresenta o total de 17.692 casos confirmados da doença, 26% a mais que o boletim anterior, que trazia como total 14.032 confirmações.

Todas as 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados. No total, 242 municípios registraram pessoas com a doença, o que representa 60% dos municípios paranaenses.

Até o momento, o Estado possui 12 mortes por dengue.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre, calafrio, mal-estar, perda de apetite, dor de cabeça ou atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, náusea, dor muscular e nas articulações.

A doença passa a ser mais preocupante se o paciente apresenta sinal de alarme, ou seja, dor abdominal intensa e contínua, sonolência, irritabilidade, diminuição da diurese, hipotermia, desconforto respiratório, vômitos persistentes, sangramento, hipotensão ou desmaio.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso, a importância de deixar quintais limpos e evitar acumular água em casa.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Cachorro está morando há oito meses no túmulo do dono em um cemitério no Paraná

Grupo de jovens canta louvor em shopping de Londrina e público canta junto

Cobra News (User)

Artista gráfico rolandense Elifas Andreato morre em SP aos 76 anos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais