O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Entidades sindicais recusam proposta do governo e mantêm greve no Paraná

Em reunião realizada ontem (4), o Comando Estadual de greve do FES (Fórum das Entidades Sindicais do Paraná) decidiu por recusar a proposta de reajuste de 0,5% na data-base dos servidores públicos enviada na última terça-feira pelo governador Ratinho Junior. O órgão considerou como “insuficiente” o aumento a partir de outubro, além de outras três parcelas de 1,5% até 2022.

Em nota divulgada pelas redes sociais, a FES reiterou que “a perda das categorias é de 17,04%, e que o índice reivindicado pelos trabalhadores, nesse momento, é de no mínimo 4,94%, sem condicionantes, para continuar o debate com o governo para os próximos anos”.

De acordo com Marlei Fernandes, presidente do FES, a reunião de mostrou a unificação do discurso dos servidores. “As categorias ficaram ainda mais indignadas diante da proposta e a avaliação foi por unanimidade pelo movimento de greve, que tem aumento em todo estado”, afirmou em entrevista à Banda B.

Apesar da discordância com o governo, Fernandes não descartou continuar negociando com Ratinho Junior e sua equipe econômica. “Estamos com a perspectiva de continuar o debate para atingirmos os 4,94%, que é o mínimo que nós entendemos que seja possível para que recuperemos a inflação dos últimos doze meses”, analisou. “Podemos debater um número inferior a esse, mas o valor de 0,5% é inaceitável, não é digno nem de convocação de assembleia para qualquer avaliação”, acrescentou.

Para os próximos dias, os funcionários públicos prometem outras manifestações no Centro Cívico, em Curitiba. “Temos nesta sexta-feira (5) um Ato da Educação, na Secretaria de Estado. No fim de semana, todos os servidores vão procurar os deputados em suas bases para demonstrar a insatisfação diante do projeto de lei enviado à ALEP” contou a sindicalista.

Para a terça-feira, o FES promete outro ato estadual. “Pretendemos que ele seja maior que o da ultima segunda, para intensificar a abertura de negociação”, finalizou.

Via Banda B

Foto: Antônio Nascimento/Banda B

Acompanhe essa e outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Novos negócios: Paraná é o 2º do país em atividades de baixo risco dispensadas de licenças

Cobra News (User)

1º boletim de balneabilidade mostra que a população pode aproveitar as praias

Cobra News (User)

Ratinho Junior sanciona lei que amplia número de famílias com direito à tarifa social da Copel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais