O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Ratinho Junior sanciona lei que amplia número de famílias com direito à tarifa social da Copel

O governador Ratinho Junior (PSD) sancionou nesta segunda-feira (20) a lei que aumenta o número de famílias paranaenses com direito à tarifa social da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Com isso, passam a ter desconto na tarifa da conta de luz pessoas de baixa renda que consumam até 150 kWh por mês (antes o limite era de 120 kWh).

A sanção oficializa o programa Energia Solidária, que faz parte do pacote Paraná Solidário.

Com o novo limite, cerca de 190 mil novas famílias passam a ser atendidas pelo programa, totalizando aproximadamente 336 mil beneficiários, segundo o governo.

Para subsidiar os descontos previstos, serão investidos cerca de R$ 121 milhões por ano.

O governo estadual reforçou que o programa não cobre custos referentes à contribuição para custeio do serviço de iluminação pública além de valores de multas, juros e correção monetária por conta de atrasos.

Outras despesas autorizadas pelo consumidor junto às empresas de energia elétrica também não são custeadas pelo benefício.

Quem tem direito

De acordo com o governo, para ter direito ao benefício, o consumidor precisa ter uma unidade consumidora classificada como residencial que já seja beneficiária da tarifa social de energia elétrica do Governo Federal.

Só é permitido ser beneficiário, também, o consumidor com uma unidade de consumo sob sua titularidade.

Depois, é preciso respeitar o limite previsto pelo programa, de 150 kWh.

De acordo com o governo, o benefício para consumo acima disso só é permitido para famílias habilitadas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos nacionais e que, ao mesmo tempo, tenham residentes com alguma doença que requer o uso continuado de aparelhos ou equipamentos essenciais para a sobrevivência que utilizam muita energia.

Nestes casos, o subsídio é válido para o consumo de até 400 kWh mensais, sendo o consumidor o responsável pelo pagamento quando exceder esse limite.

Cadastro

Conforme a legislação, as famílias que integram o Cadastro Único têm direito automático ao benefício. Elas terão o cadastro feito a partir de janeiro de 2022 pela Copel.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Operação prende cerca de 300 homens por violência contra mulheres no Paraná

Governador destaca importância do polo moveleiro de Arapongas

Saúde distribui mais 820 mil vacinas contra a Covid-19 às Regionais de Saúde

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais