O Portal do Norte do Paraná
Mundo

Enorme tempestade solar ameaça deixar Terra sem internet por meses

O professor Peter Becker, da Universidade George Mason, levanta um alerta sobre um possível “apocalipse da internet” em 2024 devido a uma iminente tempestade solar. Ele indica que a atividade solar pode afetar significativamente a tecnologia mundial, já que a internet cresceu durante um período de calmaria solar e agora enfrenta uma fase mais ativa do sol.

Essa convergência entre aumento da atividade solar e dependência humana da internet é inédita na história. O Ciclo Solar 25, que prevê uma supertempestade solar, foi previsto pela NOAA para ocorrer antes do esperado, inicialmente previsto para julho de 2025.

Becker sugere que a fase mais intensa da tempestade pode acontecer no próximo ano. Ele aponta que, caso a ejeção de massa coronal do Sol se direcione à Terra, teríamos cerca de 18 a 24 horas de aviso antes que as partículas atinjam o planeta, afetando o campo magnético.

Os possíveis danos não se limitariam à internet, mas também à rede elétrica, cabos de fibra ótica, GPS, satélites e equipamentos de comunicação. A reparação desses danos poderia levar meses.

Fonte: Terra

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Diretor ateou fogo em aluna de 19 anos que o acusou de assédio sexual

Quanto mais amor fizer, mais tempo irá viver, aponta estudo

Cobra News (User)

Vacinas contra a covid são eficazes e não é hora de mudá-las, mas de garantir igualdade, diz OMS

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais