O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Enem 2024: após adiamento pela tragédia no RS, solicitações de inscrições saltam 8% e atingem 5 milhões

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 recebeu 5 milhões de inscrições — um aumento de 8% em relação à edição anterior da prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação será aplicada em 3 e 10 de novembro.

Correção: Em uma primeira versão desta reportagem, constava a informação de que o número de inscrições no ENEM subiu 48%. Na verdade, o percentual correto de crescimento é de 8%. Os candidatos do Rio Grande do Sul, no entanto, terão prazo extra de inscrição, entre 16 e 21 de junho, diante das drásticas enchentes que acometeram o estado. O Ministério da Educação (MEC) avalia também uma nova data de prova para os moradores.

Por isso, o balanço final dos inscritos, que ainda será divulgado pela pasta, deve sofrer uma nova variação. Além dos candidatos do Rio Grande do Sul, o número levará em conta a compensação dos boletos de pagamento da taxa.

No ano passado, por exemplo, neste mesmo período, o número preliminar de inscrições divulgado pelo Inep foi de 4,6 milhões, e com a confirmação, o índice foi para 3,9 milhões. Apesar disso, o número de inscrições deste ano já é um marco na recuperação após a pandemia da Covid-19, quando foram registradas, em 2021, 3,1 milhões de candidaturas, o volume mais baixo da última década.

Mesmo com o crescimento, o alcance do Enem ainda está longe de se aproximar do período entre 2014 e 2016, quando atingia mais de 8 milhões de alunos por ano.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Grupos religiosos fazem campanha contra filme da Netflix por ofender os cristãos

Anvisa avalia o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 neste domingo

No Dia Nacional dos Surdos, governo lança o projeto Libras Gov

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais