O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Em audiência pública tumultuada, Assembleia discute escola sem partido no Paraná

Foi realizada ontem (15) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a audiência pública sobre o projeto de lei conhecido como escola sem partido. O debate foi tenso e chegou a ter provocações entre defensores e críticos da iniciativa.

A proposta está tramitando na Assembleia desde 2016 e tem autoria do deputado estadual Ricardo Arruda (PSL) e do então deputado estadual Felipe Francischini (PSL), hoje deputado federal. A audiência foi promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Conselho Estadual da Educação apresentou posição contrária ao projeto, afirmando que trata-se de matéria inconstitucional. O deputado Ricardo Arruda chegou a ser vaiado pelos populares que acompanhavam a audiência, a maioria estudantes de escolas estaduais.

Arruda tentava dizer que o escola sem partido poderá coibir ações inadequadas de professores que ele classificou como sendo de esquerda.

Para a vice-presidente do Conselho Estadual da Educação, Sandra Terezinha da Silva, o projeto é inconstitucional. Ela afirmou que o projeto interfere nas diretrizes e bases da educação.

No final do ano passado, o deputado Ricardo Arruda ameaçou ir à Justiça contra a decisão da direção da Assembleia de encaminhar o projeto à comissão de Ciência e Tecnologia, alegando “perseguição” política contra a iniciativa.

O projeto reproduz praticamente o mesmo texto de projetos semelhantes que vêm sendo apresentados por parlamentares das bancadas evangélicas e de outros setores em câmaras municipais e assembleias de todo o País. No Paraná, o Ministério Público Estadual (MPE) também já se manifestou contra a aprovação do projeto escola sem partido.

Fonte: Portal Paiquerê

Foto: Orlando Kissner/ALEP

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prazo para inscrição no concurso de professores da rede estadual termina na próxima semana

Coronavírus: Paraná tem 63.572 casos confirmados e 1.577 mortes por Covid-19

Com muitas novidades, Unioeste abre inscrições para vestibular com 1.260 vagas

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais