O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Em 10 meses, Paraná registrou 7 vezes mais casos de injúria racial do que racismo; crimes foram equiparados

De janeiro a outubro de 2022, a maior parte dos boletins de ocorrência de crimes raciais registrados no Paraná foi de casos de injúria racial. Veja detalhamento dos números abaixo.

Segundo a Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), nos dez meses, foram 1.170 ocorrências de injúria racial e 148 de racismo. No período, os dois crimes ainda não tinham sido equiparados.

Em 11 de janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei que aumenta a pena para casos de injúria. Com a mudança, a injúria racial também passou a ser inafiançável e imprescritível, assim como o racismo.

No Paraná, nos últimos quatro anos o número de casos de injúria foi maior do que o de racismo. Veja:

Boletins de crimes raciais no Paraná

ANO INJÚRIA RACIAL RACISMO
2022 1.170* 148*
2021 814* 139*
2020 1.042 97
2019 1.178 119

A secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita Oliveira, avalia que, na prática, a equiparação entre os dois crimes vai combater, por exemplo, tentativas de acobertar casos de racismo.

Ao g1, a secretária destacou que existe uma tendência histórica de “buscar enfraquecer o tratamento de situações de racismo sob o rótulo de injúria”, uma vez que, antes da mudança legal, crimes classificados como injúria tinham penas mais brandas.

“Na nova legislação essa estratégia estará superada, porque a injúria passa a ter tratamento equiparado ao de racismo”, explicou Rita.

Mais informações na programação da Rádio Cobra FM 107.1

Via G1 Paraná

Postagens relacionadas

Hoje é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

Lava Jato pede condenação de 10 réus em processo sobre obras de duplicação da PR-323

Novo boletim eleva para 60 os casos confirmados de coronavírus no Paraná; ainda há 1.518 suspeitos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais