O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Hoje é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, através do Departamento da Mulher, promove ações nesta quarta-feira (22), para lembrar o Dia de Combate ao Feminicídio, implantado por lei, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O dia marca a morte da advogada Tatiane Spitzner, assassinada pelo marido em 2018, em Guarapuava. O réu, Luís Felipe Manvailer, está preso e vai a júri popular.

Uma das ações é coordenada pelo Grupo de Trabalho do Feminicídio da Secretaria, que pretende adotar um protocolo para investigar, processar e julgar com perspectiva de gênero as mortes violentas de mulheres no Paraná. Para isso vai utilizar como base as Diretrizes Nacionais.

O Grupo de Trabalho que elaborou o protocolo é intersetorial, formado por representantes da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Militar, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná, Secretaria de Saúde do Paraná, OAB Paraná e Rede Feminista de Saúde.

Outra ação é a conscientização da população sobre a importância da denúncia de violências contra a mulher por meio dos telefones 180 e 181. De acordo com Mara Sperandio, chefe do Departamento de garantia dos direitos da Mulher, a maioria das mulheres sofre calada, por vergonha, medo ou por não saber a quem pedir ajuda.

Nenhuma mulher a menos

A campanha Nenhuma Mulher a Menos reforça que não são apenas hematomas que identificam situações de violência. Mulheres vítimas de agressão costumam relatar acidentes com frequência, ter hematomas, queimaduras, contusões e fraturas; sofrer humilhações diante de familiares e amigos, ter a liberdade restringida, isolamento e mudanças frequentes de emprego ou endereço, baixa autoestima, medo, sentimento de culpa e depressão, além de transtornos alimentares.

Com informações da AEN

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Fatalidade:Adolescente tenta se proteger de chuva embaixo de árvore e morre após ser atingido por raio no Paraná

Fake News: Ricardo Seidi não foi encontrado morto em sua cela

Cobra News (User)

Pólio: Campanha de vacinação chega ao último dia no Paraná com 229 mil crianças sem proteção contra a paralisia infantil

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais