O Portal do Norte do Paraná
Mundo

Eclipse poderá ser visto a partir das 17h54, em Rolândia

O maior eclipse do século acontece nesta sexta-feira (27) e poderá ser visto em quase todos os cantos do planeta. Ele começa oficialmente às 16h30 (horário de Brasília).

Em Apucarana, o nascer da lua acontece às 17h58, segundo o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar). A partir deste momento, será possível observar a lua de sangue. Ainda de acordo com o instituto, o céu estará pouco coberto por nuvens, o que facilitará a visualização.

Em toda região Sul e Sudeste do Brasil, o eclipse deve ser visto a partir das 17h45.
Efeito avermelhado –  A visibilidade total do eclipse se dará em apenas parte do país, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Segundo o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Eduardo de Brito, o efeito laranja avermelhado não será visível em todos os pontos do Brasil, mas apenas para as cidades mais próximas do litoral.

“Quando já estiver bem escuro, a lua vai estar escondida e vai ter um tom mais avermelhado. Assim que a lua nascer, por volta de 18h, vai ser possível conferir a lua escondida. Assim que o sol sumir, as pessoas vão conseguir ver a lua avermelhada”, explica Brito. Em regiões mais no centro do país, como em Brasília, esse aspecto não deve ficar tão perceptível.

(Com informações do TN Online)

Postagens relacionadas

Milhares de ‘peixes-pênis’ são encontrados em praia da Califórnia após tempestade

Crianças de 1, 4 e 6 anos morrem ao se trancarem em freezer acidentalmente

Estudo da CoronaVac atinge número mínimo de voluntários infectados pela Covid-19 e entra na fase final de aprovação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais