O Portal do Norte do Paraná
Mundo

Deputado turco morre após sofrer ataque cardíaco durante discurso no parlamento

Um parlamentar turco da oposição morreu nesta quinta-feira (14), dois dias depois de sofrer um ataque cardíaco enquanto discursava no parlamento sobre a guerra em Gaza.

Hasan Bitmez, de 54 anos, integrante do Partido Felicity (Saadet) da oposição, morreu no Hospital da Cidade de Ancara, informou o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, a repórteres em declarações televisivas. Ele deixa esposa e filho.

Formado pela Universidade Al Azhar do Cairo, Bitmez foi presidente do Centro de Pesquisa da União Islâmica e já havia trabalhado para organizações não governamentais islâmicas, segundo sua biografia no parlamento.

A transmissão oficial do parlamento mostrou Bitmez colapsando no chão depois de discursar durante uma sessão na terça-feira (12).

Ele criticava o Partido AKP, do presidente Tayyip Erdogan, sobre o comércio contínuo da Turquia com Israel, apesar da guerra em Gaza, e apesar das críticas retóricas do governo ao bombardeio militar de Israel.

“Você permite que navios vão para Israel e você descaradamente chama de comércio… Você é cúmplice de Israel”, disse Bitmez em seu discurso depois de colocar uma faixa no pódio dizendo: “Assassino Israel; colaborador AKP”.

“Vocês têm o sangue dos palestinos em suas mãos, vocês são colaboradores. Você contribui para cada bomba que Israel lança sobre Gaza”, disse ele aos parlamentares durante o debate sobre o orçamento do Ministério das Relações Exteriores para 2024.

Depois de terminar o discurso, Bitmez de repente caiu no chão e os parlamentares correram para ajuda.

Os médicos disseram depois que a biópsia revelou que as duas veias principais do coração do deputado estavam completamente entupidas.

“Seu coração parou de bater, ele logo foi ressuscitado no parlamento e transferido em 20 minutos para o hospital”, onde máquinas médicas o mantiveram vivo, disse a equipe médica no dia do infarto.

O Partido Islâmico Saadet juntou-se ao principal bloco de oposição e apoiou Kemal Kilicdaroglu nas eleições presidenciais de maio contra Erdogan.

O acordo da aliança permitiu que deputados de Saadet como Bitmez ganhassem assentos no parlamento ao serem nomeados pelo partido da oposição.

Fonte: CNN Brasil

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Itália atinge a marca de 6 mil mortos pelo novo coronavírus

Índia inicia envio de vacinas contra a Covid-19 para o Brasil na sexta-feira, diz secretário indiano

Mortes por onda de calor extremo na Europa passam de 1 mil

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais