O Portal do Norte do Paraná
Política

Direção da Alep descarta retomar sessões presenciais agora

Pressionada por deputados que reclamam das restrições ao debate nas sessões remotas adotadas desde 23 de março por causa do coronavírus, a direção da Assembleia Legislativa descartou, nesta quarta-feira (13), o retorno das votações presenciais na Casa enquanto durar a pandemia. Comandando os trabalhos ontem na ausência do presidente Ademar Traiano (PSDB), o primeiro-secretário do parlamento estadual, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), afirmou que não há previsão para retomada das discussões no plenário, e apontou dificuldades técnicas para o retorno dos trabalhos das comissões permanentes.

Desde o início da semana, deputados têm se queixado do sistema de votação remoto, e de medidas como a redução do espaço para pronunciamentos, além das suspensões das reuniões das comissões. As críticas aumentaram depois que, na última terça-feira, um requerimento do deputado Homero Marchese (PROS) pedindo o adiamento da votação de um projeto que prevê o pagamento de gratificações a integrantes do Tribunal de Justiça que atuam em cursos foi rejeitado após um voto de desempate de Traiano – apesar de dois parlamentares: Professor Lemos (PT) e Rodrigo Estacho (PV), não conseguirem registrar seus votos favoráveis ao pedido. Os deputados criticam ainda o fato de que projetos do governo têm sido votados em sessões extraordinárias, sem a possibilidade de pedido de vistas, sem passar pelas comissões e sem a possibilidade de participação do público, já que apenas os parlamentares da Mesa Executiva e servidores da Casa, além da imprensa, podem entrar no plenário.

“É absolutamente impossível voltarmos com as sessões presenciais”, disse Romanelli. “O ideal é retornar as sessões presenciais tão logo quando possível. Mas nós só vamos retornar quando as autoridades de saúde disserem que é possível”, afirmou.

Segundo ele, dez técnicos trabalham para manter o sistema de votação remoto do plenário. “Não conseguimos fazer funcionar às sessões com um número reduzido de pessoas”, alegou. “É impossível fazer funcionar um sistema virtual com 27 comissões permanentes e ao mesmo tempo, dar segurança jurídica a esse processo”, justificou.

Tempo

O líder da bancada do PT, deputado Tadeu Veneri, contestou. “Muitas assembleias estão com as comissões funcionando”, disse, afirmando ainda que esses legislativos mantiveram o espaço para debate. “A sugestão é que o tempo volte ao normal. Três minutos é pouco. A maioria das pessoas estão nas suas casas ou escritórios. Não há porque reduzir o tempo”, cobrou.

O líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), defendeu a manutenção das sessões remotas. “Não vejo nenhum prejuízo à democracia”, argumentou.

Informações: Bem Paraná

Foto: Dálie Felberg/Alep

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Barroso nega crise entre Supremo e Congresso

Cobra News (User)

STF condenou 206 pessoas pelo 8/1, julga outras 10 e aguarda PGR avaliar acordo de mais 1.113

Cobra News (User)

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais