O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Dia D Estadual de Multivacinação mobiliza milhares de paranaenses neste sábado

Milhares de paranaenses aderiram ao Dia D Estadual de Multivacinação e movimentam as unidades de atendimento neste sábado, 10 de maio. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), a mobilização estadual tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a imunidade da população. A ação iniciou 8h da manhã com a abertura de 1.543 salas de vacinação em todo o Estado. A meta é aplicar cerca de 300 mil doses em todas as faixas etárias.

Os números da vacinação estão sendo computados e o balanço deverá ser divulgado na próxima semana.

A vacina contra a gripe (Influenza), que até então era destinada apenas aos grupos prioritários, passou a ser ofertada à população geral com mais de seis meses de idade, como estratégia para elevar os índices de cobertura vacinal. De acordo com o Vacinômetro Nacional, no Paraná a cobertura entre gestantes, crianças e idosos está em 25,24%. O Estado já distribuiu aos municípios 3.768.000 doses da vacina e aproximadamente 2,5 milhões ainda precisam ser aplicadas.

A senhora Eni Nunes, de 68 anos, aproveitou o sábado para receber o imunizante na unidade de saúde de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. “Tomo a vacina da gripe todo ano. Se tem a vacina é para prevenir, então que as pessoas venham tomar porque é uma prevenção”, disse ela.

Além da Influenza, também são ofertadas as vacinas contra a Covid-19, febre amarela, sarampo e demais imunizantes estabelecidos no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ao todo, 11.825 profissionais da saúde estão mobilizados para a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanhou de perto a mobilização na Unidade Básica de Saúde Alvorada, em Londrina, no Norte do Estado. “O Dia D acontece até o final da tarde em todo o Paraná, e por isso convocamos os paranaenses para que compareçam. Queremos usar todas as vacinas que temos disponíveis e proteger ainda mais toda nossa gente”, afirmou.

Em Curitiba, o diretor-geral da Sesa, César Neves, esteve presente na Unidade de Saúde Iracema, em Curitiba, acompanhado do prefeito Eduardo Pimentel. “É importante a conscientização da população para se vacinar. A vacina é a salva-vidas, e vacina é saúde”, afirmou o refeito. “É muito importante a integração que estamos tendo aqui, a saúde pública municipal, estadual e federal. As três esferas de governo trabalhando muito para a gente trazer saúde pública para a população”, disse Pimentel.

Na Região Metropolitana, o diretor César  Neves também acompanhou as ações no município de Colombo. “Vacinar é um ato de amor. Não podemos permitir que voltem doenças que já foram erradicadas no Brasil, pelo controle feito na vacinação”, disse .

Ficamos muito felizes em  ter esse momento e que isso fortaleça, marque e conduza o município, Estado e o país pela busca de índices ideais de cobertura vacinal para nossa população”, disse o prefeito da cidade, Helder Lazarotto.

As agendas de Curitiba e Colombo contaram, ainda, com a presença do diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, que reforçou o apoio do Governo Federal à estratégia estadual de intensificação vacinal.

“Trabalhamos juntos. O SUS acontece nessa parceria, e hoje estamos aqui dando essa demonstração no dia D de vacinação, uma mobilização acontecendo para chamar a população para ser vacinada e trabalhando junto. O Governo Federal, o Governo do Paraná e os municípios trabalhando junto para fazer a saúde acontecer”, afirmou.

COVID-19 – A vacinação contra a Covid-19 seguiu os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Foram aplicadas doses da Pfizer baby (crianças menores de 5 anos), Pfizer pediátrica (crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou não vacinadas) e do imunizante Moderna (para pessoas a partir dos 12 anos pertencentes aos grupos prioritários ou não vacinadas anteriormente).

Também foi aplicada a vacina contra a dengue em adolescentes de 10 a 14 anos residentes nas regionais de saúde de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Toledo e Ivaiporã.

Já a vacina contra o HPV, tradicionalmente indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, foi ofertada, de forma excepcional e temporária, também para adolescentes de 15 a 19 anos em dose única.

A ação conta com o apoio de diversas instituições parceiras, como a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Associação das Associações e Consórcios Municipais de Saúde (Acispar), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Comercial do Paraná (ACP), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PR), APAEs, escolas, creches, entidades religiosas, Sistema S, cooperativas, conselhos profissionais e entidades de classe.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Vídeo mostra trem arrastando carro em Pinhais: pai e filho escapam ilesos

Cobra News (User)

Combate ao feminicídio: 121 cidades já confirmaram Caminhada do Meio-Dia

Cobra News (User)

Londrinatal 2025 terá Papai Noel gigante no Lago Igapó e roda gigante no Calçadão

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais