O Portal do Norte do Paraná
Região

DENÚNCIA: Carne envenenada é jogada em quintais para matar animais

Os casos de maus tratos a animais têm se tornado constantes em Rolândia. Dessa vez, moradores da região do Jardim Nobre relataram à nossa equipe que pedaços de carne enroladas com veneno estão sendo encontrados jogados nos quintais de casas onde há cachorros.

De acordo com os relatos, a carne está sendo jogada durante as madrugadas, porque os moradores só encontram o alimento de manhã. Em algumas casas, os tutores não conseguiram ver a tempo e os cachorros acabaram ingerindo a carne envenenada e morreram.

Outros casos de maus tratos

No início deste mês, o Portal Cobra News reportou uma denúncia de que gatos morreram envenenados com chumbinho na região do cemitério municipal da cidade. Em junho, um homem havia ateado fogo em seu cachorrinho vivo, no Jardim Novo Horizonte.

Casos como esses revoltam os tutores de animais, que cuidam de seus bichanos com todo amor e carinho e os protegem. Durante esse mês, ações de conscientização contra maus tratos e a favor do bem estar dos animais estão sendo feitas no estado do Paraná, no âmbito da lei do Julho Dourado. Maltratar animais é crime. O Código Penal Brasileiro prevê pena de 1 a 4 anos de detenção, além de multa.

Direitos dos animais

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) promulgou, em 27 de janeiro de 1978, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que prevê que “todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência”.

Além do respeito aos animais, o documento estabelece, ainda, que:

– O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.

– Cada animal tem direito à consideração, à cura e à proteção do homem.

– Nenhum animal será submetido a maus tratos e a atos cruéis.

Veja a Declaração dos Direitos dos Animais, na íntegra, aqui.

Por Daiane Valentin

Foto ilustrativa

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Operação Dias Quentes atendeu 111 pessoas no fim de semana em Londrina

Cobra News (User)

700 carnês de IPTU foram devolvidos pelos Correios em Rolândia

Empresa responsável pelo viaduto da Dez de Dezembro recebe aditivo de R$ 500 mil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais