O Portal do Norte do Paraná
ComunidadeRegião

#Denúncia: Gatos estão sendo envenenados com chumbinho em Rolândia

Nossa equipe de reportagem recebeu uma denúncia de moradores das proximidades do Cemitério Municipal de Rolândia, que relataram estar encontrando frequentemente gatos mortos no entorno do local.

O repórter Ratolino foi até lá e acabou encontrando um animal morto ao lado da penitenciária da cidade, em frente ao Cemitério. De acordo com relatos de moradores, os gatos estariam sendo envenenados com chumbinho deixado por um proprietário de comércio para matar os animais, de propósito.

Ouça as informações com o repórter Ratolino:

 

 

Há menos de um mês, nossa equipe também recebeu uma denúncia de populares sobre um homem que ateou fogo em seu cachorro vivo no Jardim Novo Horizonte, também em Rolândia. O animal ficou agonizando até a morte. Quando apareceu socorro, nada mais pode ser feito para salvá-lo. O caso revoltou os moradores do bairro.

Após a denúncia feita pela nossa equipe, a Polícia Civil autuou o homem por maus tratos.

Julho Dourado

A Lei estadual Nº 19472, em vigor desde abril de 2018, instituiu o Julho Dourado em todo o Estado do Paraná. De autoria do deputado estadual Cobra Repórter, a lei tornou o mês de julho um período de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de cães e gatos e de alerta para a importância da prevenção de zoonoses, além de buscar conscientizar a população em relação ao cuidado com os animais.

O deputado Cobra Repórter explica os objetivos do Julho Dourado. “Esse projeto permite a promoção da conscientização sobre a posse responsável, incentiva a realização de campanhas de castração e ações preventivas de zoonoses, de adoção e a integração entre a população, órgãos públicos e privados e organizações não governamentais que trabalham com animais”, afirma.

O Julho Dourado foi inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado e diversas atividades foram realizadas já em 2018, com ações para promover a qualidade de vida a animais de ruas e domésticos de estimação. Também ocorreram palestras, seminários campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais e mais, campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono.

“O Julho Dourado é uma referência, mas a questão animal deve ser abordada o ano inteiro, pois é um problema que está no nosso cotidiano. A causa animal merece atenção no Paraná, pois estamos no Estado com maior número de cães por domicílio e com uma imensa população de animais abandonados, especialmente cães e gatos”, ressalta Cobra Repórter.

Direitos dos animais

Andando pelas ruas de Rolândia é possível observar um grande número de animais abandonados nas ruas, que acabam sofrendo maus tratos, como é o caso dos gatos que ficam no entorno do Cemitério Municipal.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) promulgou, em 27 de janeiro de 1978, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que prevê que “todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência”.

Além do respeito aos animais, o documento estabelece, ainda, que:

– O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.

– Cada animal tem direito à consideração, à cura e à proteção do homem.

– Nenhum animal será submetido a maus tratos e a atos cruéis.

Veja a Declaração dos Direitos dos Animais, na íntegra, aqui.

Maltratar animais é crime. O Código Penal Brasileiro prevê pena de 1 a 4 anos de detenção, além de multa para quem pratica atos cruéis contra os animais.

Por Daiane Valentin/Colaboração: Ratolino

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

CRAS de Rolândia realizaram quase 9 mil atendimentos nos últimos 3 meses

Cobra News (User)

Vítima de acidente na BR-369 não tinha ainda CNH, diz PRF

Bebê de 2 meses morre vítima da covid-19 em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais