A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Defesa Civil alerta para estiagem no Paraná

Defesa Civil alerta para estiagem no Paraná

Publicado em: 16 set 2020

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

A Defesa Civil do Paraná emitiu, nesta semana, um alerta para os paranaenses sobre a estiagem no Estado. Devido à falta de chuvas, o órgão pede que a população utilize água de forma racional e se atente às recomendações que ajudam a economizar esse bem finito e essencial para a vida.

Em Londrina, segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), só devem ocorrer pancadas ou chuvas após o dia 27 de setembro, ou seja, daqui 12 dias. Até lá, as temperaturas continuarão com mínimas entre 12ºC e máximas de 32ºC. Além disso, o sistema de monitoramento lembra que a previsão de estiagem no Paraná seguirá até as chuvas de verão, que devem acontecer entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.

Entre as orientações da Defesa Civil estão ações que podem ser evitadas, como lavar as calçadas ou carros. Além disso, os paranaenses devem se atentar a outras medidas simples, que podem facilmente ser aplicadas no dia a dia, como manter a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça, além de tomar banhos curtos. Somente com as primeiras atitudes é possível economizar entre 12 a 80 litros de água, de acordo com dados da SABESP. Já a SANEPAR lembra que a cada 5 minutos com o chuveiro ligado vão para o ralo mais de 70 litros desse bem precioso. Por isso, se ensaboar com o chuveiro desligado pode garantir a reserva de 130 litros de água.

Outra atitude rápida e eficiente é verificar a regulagem da válvula da caixa de descarga do vaso sanitário. Ao esgotar ao máximo a água do sanitário é possível observar o nível e, assim, regular a válvula, para que encha um pouco menos a caixa da descarga. A SANEPAR lembra que, caso a água volte ao nível em que se encontrava antes, será preciso verificar se há vazamento na mesma ou na caixa de descarga.

Os cuidados e a manutenção de possíveis vazamentos, seja em torneiras pingando ou no encanamento em geral, além de evitarem prejuízos e estragos no imóvel, economizam muita água. Utilizar a água das chuvas, com cisternas ou de outras formas, assim como reaproveitar a despejada pelas máquinas de lavar roupa também são boas ideias durante períodos de estiagem.

Alertas da Defesa Civil

Se você quiser receber alertas da Defesa Civil do Paraná basta cadastrar o número do celular, enviando uma mensagem (SMS), para o 40199, com seu CEP. Depois, a Defesa Civil responderá com uma mensagem de confirmação do seu cadastro. Assim, sempre que houver risco de mau tempo ou recados importantes, o órgão enviará gratuitamente uma mensagem.

Com N.com

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.