O Portal do Norte do Paraná
Região

Creche em Londrina precisa de doações com urgência

Centro filantrópico do jardim Santa Fé atende 172 crianças e enfrenta um grande problema: falta de leite e de carne.

 

Situado em um dos bairros mais carentes de Londrina, o CEI (Centro de Educação Infantil) Iracema Helene Campregher, no jardim Santa Fé, zona leste, está precisando urgentemente de doações. A creche filantrópica atende 172 crianças de um a quatro anos e enfrenta um grande problema: falta de leite. No final da tarde de segunda-feira (8), a instituição contava com apenas seis caixas na prateleira da dispensa, enquanto que o necessário seriam, no mínimo, 42.

“Para atender os alunos bem usamos 42 litros de leite todos os dias. Entretanto, com a quantidade que temos será o suficiente para servir apenas as crianças menores e por um dia. Para as demais teremos que servir suco e chá para tentar compensar”, expôs a diretora do centro educacional, Carla Andreia Senni. Os meninos e meninas, moradores do Santa Fé, Morro do Carrapato e Monte Cristo, ficam em período integral na creche.

A FOLHA mostrou a situação do CEI há pouco mais de um ano, quando enfrentava dificuldade parecida. Na época, um homem viu a reportagem e passou a ajudar a instituição mensalmente com dois fardos de leite, aumentando para três dias nos últimos meses. “É apenas o restante de leite desta doação que temos atualmente, por isso estamos preocupados com os próximos dias”, apontou. Entre os produtos que a unidade educacional também busca estão materiais de limpeza, como detergente e sabão em pó; óleo de cozinha e fraldas. “Muitas crianças chegam sem fralda porque os pais não podem comprar. Temos que dar para não ficarem sem”, relatou.

Outra demanda essencial no momento é carne. Diariamente são utilizados de seis a sete quilos da proteína, o que está em falta no centro filantrópico. “Ganhamos salsicha de pessoas que organizam um sopão distribuído na cidade e é isso que vamos conseguir servir na terça-feira (9). Para quarta (10) ainda não sabemos o que vamos fazer. Quando temos carne sempre colocamos legumes para render mais. No caso do arroz fazemos junto macarrão para ter uma proporção maior de alimento na panela”, disse.

Mantido pelo Imel (Instituto Matheus Emmanuel de Londrina), o CEI Helene Campregher mantém convênio com a Prefeitura de Londrina, porém a verba não é suficiente para o custeio total da creche, que conta com 22 funcionários. A Catedral Metropolitana e a paróquia Nossa Senhora das Graças (zona sul) costumam colaborar. “Não temos como pedir doações dentro da comunidade. São famílias carentes, em que as vezes falta o mínimo. Vamos atrás de igrejas, em locais fora do bairro quando falta. Neste ano está difícil arrecadar doações”, destacou Senni.

De acordo com a diretora, a secretaria municipal de Educação costuma enviar algumas quantidades de leite e feijão, o que não é o bastante, mas ajuda. Contudo, os produtos não estariam sendo disponibilizado há algumas semanas. A reportagem entrou em contato com a direção da pasta, que informou que o repasse de leite está acontecendo, enquanto que o de feijão não, já que a empresa que fornece não está providenciando.

Professora do C2 – alunos de dois anos – Thatyane Vieira frisou que dezenas de alunos vão à creche somente por conta da comida. “Tenho uma aluna que chega todos os dias e logo na entrada fala se comeu em casa na noite anterior ou se não comeu. Ela fica a todo o instante perguntando o que vai ter para se alimentar no centro educacional, que horas vai ser. Isso ‘parte nosso coração’, pois sou mãe e é triste saber que muitos pais não conseguem oferecer refeição para os filhos, e não é algo de luxo, mas o mínimo que precisam para sobreviver.”

Serviço

Quem quiser ajudar o CEI Iracema Helene Campregher pode entrar em contato pelo telefone (43) 3339-1950. A creche fica na rua Adelina Miola Lopes, 339, jardim Santa Fé.

Via Folha de Londrina

Foto: Ricardo Chicarelli

 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Capotamento deixa condutora ferida entre Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul

Polícia identifica jovens executados a tiros em suposto acerto de contas

Acidente entre carro e van deixa vários feridos no centro de Arapongas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais