A unidade do Conselho Tutelar da Rua Belém, na área central de Londrina, foi furtada duas vezes neste final de semana. A primeira vez foi na madrugada de sábado (5) para domingo (6) e os criminosos levaram produtos de limpeza, vassouras e rodos. Segundo informações, um vizinho acionou a Guarda Municipal, mas não havia mais ninguém no local.
O segundo furto aconteceu nesta segunda-feira (7), menos de 24 horas depois da primeira ação criminoso. Os bandidos entraram pelo forro e furtaram dinheiro e passes reservados para as pessoas atendidas pelo órgão assistencial. “Temos uma cota mensal de passagens destinadas aos usuários que dependem de nosso serviço”, explicou Nathalie Lopes Martins, coordenadora da unidade.
Segundo informações de Nathalie, a Prefeitura de Londrina reforçou as portas da unidade recentemente, mas existe um ponto vulnerável na estrutura, por onde possivelmente os ladrões estejam entrando. Apesar do ocorrido, o órgão atende ao público normalmente hoje. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entidade programa plantões aos sábados, domingos e feriados.
A coordenadora relata que a Guarda Municipal vem sendo cobrada há anos acerca de uma vigilância fixa. Uma empresa de vigilância realizava o monitoramento, mas o contrato acabou e não foi renovado.
Evaristo Kuceki, secretário municipal de Defesa Social, argumenta que a Guarda Municipal não tem efetivo suficiente para manter agentes em tempo integral nas cinco unidades de Conselho Tutelar da cidade. A Guarda Municipal de Londrina tem 339 servidores.
Foto: Reprodução/Conselho Tutelar Centro
Com informações do Grupo Folha