O Portal do Norte do Paraná
Região

Conferência debate igualdade racial em Londrina nesta sexta (29)

As comunidades negra, indígena e demais etnias estão convidadas a participar, neste final de semana, da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O encontro, que irá debater “Os 130 anos de abolição da escravatura: como estão as políticas de igualdade racial em Londrina”, será realizado nesta sexta-feira (29) e sábado (30), no auditório da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar.

Para se inscrever na conferência como observador, ouvinte ou delegado, e obter a programação completa, basta conferir o Portal da Prefeitura, ou acessar diretamente o link.

A 5ª COMPIR (Conferência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial) é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A Prefeitura de Londrina apoia o evento, juntamente com o NEAB-UEL (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Londrina), e o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo, do Ministério Público de Londrina.

Além de levantar propostas de políticas públicas para atender as demandas que Londrina possui em relação à igualdade racial, durante a conferência serão eleitos os novos representantes da sociedade civil que farão parte do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, incluindo titulares e suplentes. O mandato dos novos titulares será para o período de 2019 a 2021.

A programação da 5ª COMPIR inclui, ainda, a atualização e revisão do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, discutido e proposto na conferência anterior. O documento final será apresentado como projeto de lei e encaminhado à Câmara Municipal, para sua implementação no Município.

As inscrições para a 5ª COMPIR podem ser realizadas até esta quarta-feira (27), pela internet, no link. Quem deseja participar também poderá se inscrever pessoalmente, durante o evento, na sexta, das 18 às 20 horas, e no sábado, das 8h às 10h.

A gestora municipal de Políticas para a Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, adiantou que, durante a 5ª COMPIR, o prefeito Marcelo Belinati irá assinar o decreto municipal que institui a Gestão da Igualdade Racial nos atos normativos do gabinete do prefeito. “Isso é algo solicitado desde a primeira conferência da Igualdade Racial, e agora Londrina dá esse passo para instituir sua adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), que permite a captação de recursos federais”, destacou.

Cronograma

A programação da 5ª COMPIR inicia na sexta-feira (29), às 18h45, com abertura oficial do encontro e apresentação cultural. Na sequência, a doutora em Ciências Sociais, Mariana Panta, que atua como pesquisadora e colaboradora do LEAFRO (Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros) da UEL, conduz palestra sobre “População Negra em Londrina: trajetórias, avanços e desafios”. E a mestranda em Serviço Social na UEL, Gilza Ferreira de Souza, trará o tema “Lutas e Resistência da Realidade Indígena”, enquanto aluna representante da comunidade indígena. A agenda do primeiro dia de conferência encerra com leitura e aprovação do regimento interno.

As atividades serão retomadas no sábado (30), com apresentação cultural, às 8 horas. Logo após, será montada uma mesa de discussão, onde o professor Claudio Francisco Galdino, mestre em Ciências Sociais, colaborador do NEAB e do LEAFRO da UEL, apresenta a pesquisa “A violência contra a população negra”; e a advogada Larissa Ferraz de Barros, secretária da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e Minorias da OAB-Londrina, irá abordar a temática “Mulher Negra e os Tipos de Violência”.

Ainda pela manhã, os participantes da 5ª COMPIR levarão o debate para plenária. À tarde, a mesa terá continuidade, com participação da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cambé, Roseane Martins de Souza Teodoro, tratando da saúde mental da comunidade negra com o estudo “A pele que habito: aspectos emocionais na identidade da população negra”. Já o mestre em Sociologia Nikolas Gustavo Palisser Silva, aborda “As ações afirmativas como tensão à estrutura universitária”.

Sobre as palestras, a gestora municipal de Políticas para a Igualdade Racial ressaltou que elas serão conduzidas por conferencistas que adentraram nas universidades por meio das políticas afirmativas, como o sistema de cotas para estudantes negros. “Esses debates terão como base estudos e pesquisas que são resultado das políticas de ações afirmativas. São alunos que enriquecem o debate sobre a população negra e indígena com suas teses, algumas delas com recortes inéditos, e mostram o quanto a oportunidade é necessária. Londrina é uma cidade que se movimenta, e a conferência traz isso, mostrando para a sociedade o reflexo e o resultado dessas políticas, até para que as instituições e entidades continuem investindo e atraindo outros talentos”, frisou.

A programação da 5ª COMPIR encerra no sábado (30) à tarde, com o processo eleitoral para escolha de quinze conselheiros e seus suplentes, representando a sociedade civil.

Informações N.com

 

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Comércio ficará fechado durante feriado do padroeiro de Londrina

Homem pede emprego usando cartaz em semáforo

Prefeitura de Cambé inicia a entrega de ração e medicamentos através do programa Cãobé

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais