O Portal do Norte do Paraná
Região

Com declaração de transmissão comunitária pelo Ministério da Saúde, Rolândia tem 97 notificações de casos suspeitos de coronavírus

 

Nesta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde (MS) publicou uma portaria declarando que todo o território nacional está sob status de transmissão comunitária do coronavírus, responsável pela pandemia da doença Covid-19.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde de Rolândia, Rafael Dias, isso vai causar um aumento exponencial no quantitativo de casos no Brasil todo. Ele explica que com a alteração do Ministério da Saúde, qualquer pessoa que apresente um quadro clínico gripal – com dor de garganta e febre – será definida como caso suspeito de Covid-19.

Até a quinta-feira (19), eram considerados suspeitos casos de pessoas que tivessem retornado de viagens internacionais, de qualquer país, ou nacionais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. Também eram enquadrados como suspeitos pacientes que tiveram contato com pessoas vindas desses países.

De acordo com o último balanço oficial do Ministério da Saúde, o Brasil tem 905 casos suspeitos da doença. 11 mortes já foram registradas.

No Paraná são 36 casos confirmados de Covid-19 e 375 notificações, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado ontem.

Casos em Rolândia

Rafael Dias relata que, por conta dessa alteração, foram notificados desde quarta-feira (18) 97 casos suspeitos de coronavírus em Rolândia, mas nenhum positivo. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, a recomendação do Ministério da Saúde é que a coleta de exame seja realizada em pacientes com sintomas mais graves e pessoas internadas com quadros respiratórios.

Segundo Rafael, além da higienização das mãos, é imprescindível que a população respeite a recomendação da Saúde acerca do isolamento social. “Essa é uma medida extremamente necessária para que nós evitemos a transmissão do Covid-19 no nosso município e em toda a região. A população não pode ficar aglomerada em hipótese nenhuma neste momento”.

O diretor lembra que a partir da próxima segunda (23) o comércio rolandense estará fechado, obedecendo ao decreto municipal assinado pelo prefeito Luiz Francisconi Neto. Apenas os estabelecimentos essenciais estarão abertos – supermercados, farmácias, postos de combustível.

De acordo com Rafael, a partir deste sábado (21) a Vigilância Sanitária do município irá fiscalizar o cumprimento do decreto. Diariamente, no período noturno, servidores do setor estarão nas ruas com o apoio da Polícia Militar para fiscalizar os estabelecimentos.

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Mudanças no trânsito da cidade de Rolândia

Cobra News (User)

Elementos são presos acusados de tráfico de drogas em Londrina

Cobra News (User)

Rolândia: Audiência Pública por videoconferência discute Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais