O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Chegada de ciclone faz Paraná ficar em alerta

A aproximação de um ciclone extratropical fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevasse o nível de alerta em parte do país. Nesta quinta-feira (12), a região Sul está sob o chamado “alerta laranja”, que representa “perigo” para tempestades. No Rio Grande do Sul, a chuva deve ultrapassar os 100 milímetros.

Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, diz que na região metropolitana de Porto Alegre os ventos podem ser bem fortes, chegando a 110 km/h. A recomendação é para que os moradores das regiões por onde o ciclone deve circular se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil.

Para isso, basta encaminhar por SMS o CEP da sua residência para o número 40199. As mensagens são enviadas sempre que for necessário e servem de prevenção no caso de ocorrências graves, possam de causar estragos e danos à população.

Veja abaixo a cronologia da previsão da passagem do ciclone:

  • Quarta-feira (12): os ventos se intensificam durante a tarde e a noite atingindo até 110km/h no leste do Rio Grande do Sul e na parte de serrana do estado.
  • Quinta-feira (13): a intensidade do ciclone se mantém no Rio Grande do Sul, mas ele se desloca, atingindo Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea. A ressaca se desdobrará entre Laguna (SC) e a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros.
  • Sexta-feira (14): uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense
  • Sábado (15): os ventos chegam ao Rio de Janeiro e, apesar de perder intensidade, devem ser fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira.

O que é um ciclone extratropical?

Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, isto é, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. Apesar de o nome assustar, eles são mais comuns do que imaginamos.

Ao todo, existem três tipos de ciclones. Os extratropicais, por sua vez, são aqueles associados às frentes frias (regiões que demarcam o avanço de massas de ar).

Com informações:G1/Foto: Climatempo

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Centrais de Relacionamento da Sanepar estarão abertas das 8h às 20h a partir desta segunda – feira

Secretaria da Saúde alerta para o aumento nos casos de dengue no Estado

Cobra News (User)

Bebê morre depois de cair da cadeira e bater a cabeça no chão

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais