O Portal do Norte do Paraná
Policial

Campanha visa diminuir trotes para Guarda Municipal de Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, identificou que no ano de 2018 foram registradas 7.604 ligações de trote e engano para os telefones de emergência 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil), o que equivale a mais de 600 ao mês. Dados da central da GM apontam que neste ano, até o dia 8 de abril, foram 1.657 registros.

A lei estadual 17.107/2012 prevê a aplicação de multa ao proprietário de linha telefônica responsável pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências envolvendo remoções ou resgates, combate a incêndios, ocorrências policiais ou atendimento de desastres. A Defesa Social é responsável pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), no âmbito do município de Londrina, e atende a cidade 24 horas por dia. O trote é uma “brincadeira” sem graça que pode prejudicar o atendimento que a instituição presta às pessoas.

Para o secretário da Defesa Social, Pedro Ramos, a conduta de quem age dessa forma só prejudica a execução do serviço público. “Portanto, há necessidade que haja consciência da população no que se refere ao uso dos telefones de emergência da Guarda Municipal e da Defesa Civil. É importante que os pais observem o comportamento dos filhos. Em muitos casos a gente percebe que são adolescentes que fazem as ligações. No entanto, nós ficamos impedidos de tomar qualquer medida porque a quebra de sigilo, e o uso desse tipo de informação, requer uma requisição judicial. A gente não espera chegar nesse ponto. Esperamos contar com o apoio da população, com o apoio das pessoas responsáveis que têm entre seus familiares alguém com esse tipo de conduta, que é perniciosa e não contribui para segurança do munícipe”, enfatizou.

A GM realiza o patrulhamento preventivo pelos próprios públicos municipais, presta apoio aos demais órgãos públicos, cumpre ordens de serviço de atendimento à comunidade, fiscaliza a lei seca municipal, atende vítimas de violência doméstica por meio da “Patrulha Maria da Penha”, entre outras atividades. Já a Defesa Civil realiza vistorias em estabelecimentos e residências, presta apoio em situações de desastres além de outras atribuições. A supervisora da central de atendimento e emergência da instituição, Andréia Menezes, ressaltou que um trote pode prejudicar um atendimento necessário. “Atrapalha bastante o bom andamento do serviço, por conta das interrupções não pertinentes. Já atendi ligações com cunho erótico. Tamanha falta de respeito por nós, profissionais de segurança pública, foi relatada à chefia”, contou.

As centrais de atendimento da Guarda Municipal e da Defesa Civil funcionam todos os dias da semana, 24 horas por dia, através dos telefones 153 e 199. A Secretaria pede que a sociedade se conscientize quanto ao uso correto do serviço para que não haja interrupções indevidas ou prejuízo para quem estiver em situação de emergência.

Via Bonde News

Foto: Bruno Amaral

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

DENARC: Morador de Cambé é preso por tráfico de drogas na cidade de Londrina

Para escapar de tiro mulher se tranca no Banheiro  

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão na zona Leste de Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais