O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Campanha Novembro Vermelho alerta para casos de câncer de boca em homens

O Novembro Vermelho, mês de conscientização e prevenção do câncer de boca, junta-se ao Novembro Azul enfatizando a importância dos cuidados da saúde do homem. Esse tipo de câncer atinge mais a população masculina.

Com o objetivo de combater precocemente a doença, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove durante o mês várias ações voltadas para esse público-alvo. Entre elas, palestras sobre câncer de boca, lives com especialistas e contato direto com os agentes municipais, a fim de desenvolver atividades junto às Unidades Básicas de Saúde.

“O câncer de boca também pode levar à morte e as pessoas precisam saber disso. A Campanha Novembro Vermelho chama a atenção dos profissionais de saúde bucal, como dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal e, principalmente, da população em geral para esse tipo de doença e suas implicações”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos no Brasil em 2020 foi de 15.190 casos, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres. No Paraná, o número chega a quase mil casos. Esse tipo de câncer é o quinto mais frequente entre homens e o sétimo em mulheres. O maior risco está entre homens com mais de 40 anos, fumantes ou que consomem bebidas alcoólicas em excesso. A exposição ao sol sem proteção e a infecção causada pelo papilomavírus (HPV) também são fatores de risco.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, as campanhas em prol da saúde são um estímulo à conscientização da população e enfatizam a importância da prevenção e do tratamento precoce. “Diante da grande proximidade das duas temáticas, sendo o câncer de boca muito prevalente na população masculina, a Secretaria da Saúde promove o Novembro Azul/Vermelho alertando, de várias formas, os cuidados que os homens devem ter em relação à própria saúde”, enfatizou.

SINAIS – O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo dela. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

CAMPANHA – O Novembro Vermelho foi criada em 2019 por meio de uma lei estadual e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater o câncer de boca, enfatizando a sua gravidade, a necessidade de cuidados e o diagnóstico precoce.

Também são objetivos estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e empresas privadas e, ainda, detectar precocemente lesões malignas na cavidade oral e nos lábios, além de encaminhar o paciente para um tratamento adequado.

LEI NACIONAL – A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal no Brasil acontece de 05 a 09 de novembro e está prevista na Lei nº 13.230/2015. O objetivo da data é estimular, junto aos gestores e à população, ações preventivas, campanhas educativas, debater políticas públicas, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil, entre outros.

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prefeitura de Cornélio Procópio fecha acessos à cidade

Governo propõe parcelar o IPVA e isenção de pátios veiculares

Defesa Civil emitiu mais de 10 mil alertas de desastres naturais em 2021

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais