O Portal do Norte do Paraná
ParanáRegião

Câmara de Londrina aprova projeto que proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais

A Câmara de Londrina aprovou por unanimidade o projeto de emenda à Lei Orgânica que proíbe a nomeação de servidores municipais concursados e temporários condenados por crimes contra a vida e contra a dignidade sexual. O projeto foi votado em primeiro turno, na tarde desta terça-feira (7). Agora, abre-se prazo regimental de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do segundo turno de votação.

O projeto foi proposto por oito vereadores: Jessicão (PP), Mara Boca Aberta (Pros), Daniele Ziober (PP), Prof.ª Sonia Gimenez (PSB), Roberto Fú (PDT), Emanoel Gomes (Republicanos), Santão (PSC) e Giovani Mattos (PSC).

A matéria amplia a vedação de nomeação já existente na Lei Orgânica, que atualmente é específica para ocupantes de cargos em comissão (art. 59-A). Desta forma, com a aprovação do projeto, os servidores efetivos e temporários da Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos poderes locais também podem ter suas nomeações barradas quando condenados por crime contra a vida e a dignidade sexual, por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena.

A vereadora Jessicão, uma das autoras do projeto, afirmou que a intenção é ampliar a proteção a mulheres vítimas de violência, impedindo a posse em cargo público municipal de agressores condenados. “Estamos na Semana das Mulheres. É uma politica pública de proteção das mulheres que, infelizmente, têm que conviver com monstros. Esse projeto vem pra gente mostrar a força quando a gente se une, para, de fato, apresentar uma política de proteção”, disse.

Via Tarobá News

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Descontos em mensalidades escolares em Londrina são suspensos pelo TJ-PR

Estudo da UEL aponta que adolescentes sedentários têm mais dificuldades pós-Covid-19

Equipe masculina do projeto Basquete Cambé conquista campeonato paranaense

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais