O Portal do Norte do Paraná
Mundo

Caixas-pretas de avião que caiu na Etiópia são encontradas

157 pessoas morreram na queda da aeronave que tinha deixado a capital da Etiópia, Adis Abeba, com destino a Nairobi (Quênia). China, Indonésia e Etiópia suspenderam a utilização do Boeing 737 MAX 8 após o acidente.

 

As caixas-pretas do avião que caiu após decolar da capital da Etiópia, Adis Abeba, foram encontradas, informou a companhia Ethiopian Airlines nesta segunda-feira (11). Os gravadores de dados de voo digital e de voz da cabine podem ajudar a esclarecer a tragédia, que deixou 157 mortos.

O Boeing 737 MAX 8 caiu no domingo (10) perto da cidade de Bishoftu, 62 km a sudeste de Adis Abeba, logo após decolar. A aeronave seguia na direção de Nairobi, no Quênia. Os oito tripulantes e os 149 passageiros que estavam a bordo morreram. Entre os passageiros, estavam cidadãos de mais de 30 países (não havia brasileiros).

Segundo lista divulgada pela companhia, havia passageiros quenianos, etíopes, norte-americanos, canadenses, franceses, chineses, egípcios, suecos, britânicos, holandeses, indianos, eslovacos, austríacos, suecos, russos, marroquinos, espanhóis, poloneses e israelenses.

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que entre as vítimas estão 22 de seus funcionários, de acordo com a CNN.

“Perdemos funcionários da ONU, jovens delegados viajando para a assembleia, cientistas experientes, membros da academia e outros parceiros”, declarou o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Stéphane Dujarric.

As buscas nos destroços continuam nesta segunda. A Boeing afirmou que uma equipe técnica sua irá ao local do acidente para fornecer assistência técnica sob a direção do Departamento de Investigação de Acidentes da Etiópia e do Departamento Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA. Uma equipe americana já está no local, de acordo com a CNN.

Duas testemunhas disseram à agência Reuters que a aeronave estava soltando fumaça e emitindo um som estranho. O proprietário da fazenda onde o avião caiu, Malka Galato, afirmou que aeronave fez uma curva repentina antes de cair. O fazendeiro Tamirat Abera também relatou que o avião tentou fazer uma curva fechada pouco antes da queda.

Suspensão dos voos

As autoridades do avião da China e da Indonésia ordenaram que as companhias aéreas de seus países suspendam os voos com o Boeing 737 MAX 8 , que é a versão mais recente do avião comercial mais vendido no mundo, de acordo com a agência Associated Press.

A companhia Ethiopian Airlines e a Cayman Airlines também anunciou que interrompeu “por precaução” a utilização desse modelo após a queda da sua aeronave no domingo (10).

A Boeing informou ao G1 350 aeronaves desse modelo são operadas por cerca de 50 operadoras no mundo.

No Brasil, apenas a Gol possui aviões da Boeing modelo 737 MAX 8 e opera com sete deles em rotas para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe, preferencialmente. A empresa disse ao Bom Dia Brasil que acompanha as investigações sobre o acidente e que, por enquanto, não cogita a suspensão de voos.

Outras empresas, porém, operam esse modelo em rotas que incluem o Brasil, como a Aerolíneas, por exemplo, de acordo com a Boeing.

O avião era do mesmo modelo do que caiu na Indonésia em 29 outubro do ano passado, deixando 189 mortos. A aeronave pertencia à companhia Lion Air e tinha três meses de uso – a investigação ainda não chegou a uma conclusão sobre a causa da tragédia.

 

Tiksa Negeri/ ReutersJuliane Monteiro e Igor Estrella/G1

 

Via G1

Fotos: Tiksa Negeri/ Reuters

 

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Morre Kobe Bryant, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos

Papa pede que famílias recolham celulares e conversem nas refeições

Número de refugiados ucranianos pode chegar a 1,5 milhão neste fim de semana, diz ONU

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais