O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Brasil tem média de 40 veículos roubados ou furtados a cada hora, aponta Ministério da Justiça

O Brasil registrou uma média de 40 veículos roubados ou furtados a cada hora ao longo de 2023. Ao todo, no acumulado do ano, foram 353 mil veículos roubados, segundo dados levantados no painel de monitoramento do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas).

Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas 82,2 mil ocorrências do tipo, cerca de 679 furtos ou roubos a cada dia. Apesar dos números, houve uma redução dos casos. Comparado ao primeiro quadrimestre de 2023 (122 mil carros roubados), a queda chega a 32%.

A redução, no entanto, ainda não é o suficiente para atender as metas do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na medida, duas metas estão focadas na redução de roubos e furtos. O documento prevê, por exemplo, que a taxa de furtos caia para 140 ocorrências por 100 mil habitantes até 2030., enquanto a de roubo precisa recuar para 150 ocorrências por 100 mil veículos.

No fechamento de 2023, o painel indicou que a taxa de roubo já está abaixo da meta prevista pela pasta, com 111,56 ocorrências para cada 100 mil veículos. No entanto, no caso de furtos, a taxa continua em 184,41 casos para cada 100 mil veículos, o que exige uma redução de 24% para que a pasta atenda a meta estipulada para daqui a seis anos.

O painel também indica o ranking de cidades com maior índices no país. Quem lidera os registros de roubos é o Rio de Janeiro, seguido pelo Recife. No caso de furtos, a cidade com mais ocorrências é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta-feira

Na pandemia, brasileiro passou a se endividar para comprar comida

Cobra News (User)

Bolsonaro deve receber alta amanhã (13)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais