O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Brasil registra primeiro caso de covid-19 em gato, no Mato Grosso

É de Cuiabá o primeiro caso de gato com covid-19 no Brasil. O pet contraiu a doença a partir de seus tutores, que também estavam com a doença. O animal, do sexo feminino, foi submetido a um exame molecular de PCR, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na capital.

Esse é o primeiro caso confirmado de animal de estimação afetado por transmissão direta no país. O animal, bem como seus donos, foram infectados em uma festa familar, junto a pelo menos outras quatro pessoas e dois animais, um gato e um cachorro, segundo o jornal O Globo, ao qual a pesquisadora que diagnosticou a doença na UFMT, Valéria Dutra, recomendou que o isolamento de pacientes contaminados inclua distância dos bichos de estimação..

O primeiro caso de gato com o vírus Sars-Cov-2 foi documentado em março deste ano, na Bélgica e foi considerado um caso isolado. A preocupação da comunidade científica é para que não se viabilize uma nova forma de transmissão, entre animais, como já confirmado entre felinos, em pesquisa chinesa, e dos bichos de volta para humanos – o que não foi verificado até então.

O risco de contaminação, em geral, é influenciado justamente pela aglomeração em eventos. Uma pesquisa do MIT, junto à Universidade de Oxford chegou a conceber uma tabela de riscos de acordo com as características de cada evento. A importância de prevenção em encontros públicos se torna ainda mais relevante, uma vez que a curva móvel de mortes diárias esteja diminuindo e as regras de isolamento foram flexibilizadas, o que pode levar a um relaxamento coletivo de cuidados e até a uma nova onda de infecção.

Via:Correio Braziliense

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

 

Postagens relacionadas

Após conversa com militares, Bolsonaro muda o tom e fala em “maior desafio da nossa geração”

Cobra News (User)

Cerca de 500 pessoas são retiradas de suas casas por causa de barragem da Vale em Barão de Cocais, em MG

Em 2020, quem tem a partir de 55 anos poderá tomar vacina contra gripe

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais