O Portal do Norte do Paraná
ParanáPolicial

Botão do Pânico será integrado ao aplicativo 190

O Botão do Pânico será integrado ao aplicativo 190, da Polícia Militar do Paraná. O novo modo de funcionamento foi anunciado ontem (29) no Palácio das Araucárias e é resultado de um plano conjunto das secretarias estaduais de Segurança Pública (Sesp), da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e da Celepar.

As mulheres que possuem medidas protetivas terão acesso exclusivo à função Botão do Pânico dentro do app. O projeto prevê que, posteriormente, idsos em situação de risco também possam utilizar a nova funcionalidade.

A ampliação do uso do dispositivo de segurança para idosos vítimas de violência doméstica e familiar foi garantida pela alteração na lei 18.868/2016. A mudança ocorreu por meio do projeto de lei nº 499/2017, de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) e do ex-deputado estadual Ney Leprevost, que hoje é secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho.

De acordo com o secretário, a modificação no uso do sistema criado para proteger mulheres vítimas de violência “é uma medida importante para garantir num futuro bem próximo mais segurança para pessoas idosas que precisam de proteção. A alternativa de um aplicativo é muito mais moderna, eficiente e econômica aos cofres públicos”.

 

 

O deputado Cobra Repórter soube da incorporação do Botão do Pânico ao aplicativo 190, em primeira mão, durante reunião com Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Lanes Randal Prates Marques, há duas semanas. “Quando o projeto foi aprovado em segunda discussão no início desse mês, fui até a Secretaria Estadual de Segurança Pública para saber qual o motivo do Botão do Pânico ainda não estar funcionando para as mulheres. Prontamente recebemos a resposta e a solução para o impasse que vinha se arrastando”, relatou Cobra Repórter.

Como vai funcionar

O dispositivo Botão do Pânico será integrado ao aplicativo 190 por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Celepar, em alinhamento com as áreas de inovação da Sesp e Sejuf. O app pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

Depois de instalado, o usuário faz um cadastro que cria um perfil onde ficará armazenado todo o histórico de solicitações e atividades. A determinação sobre quais mulheres podem utilizar a funcionalidade do Botão do Pânico via app é de responsabilidade do Tribunal de Justiça do Paraná.

Aplicativo 190

Com uma interface simples, diversas ocorrências podem ser registradas no aplicativo 190 e o cidadão também pode acompanhar, em tempo real, quais providências estão sendo tomadas a respeito do caso, já que existe um chat para facilitar a comunicação com a PM.

O app foi lançado no norte do Paraná no mês de fevereiro deste ano, também com versão para sistema iOS – a ferramenta digital é utilizada em Curitiba e na Região Metropolitana desde outubro do ano passado, mas estava disponível apenas para sistema Android.

Por Daiane Valentin, com informações do Governo do Estado

Foto: Reprodução/APP

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

PCPR recupera 2,6 mil placas solares desviadas de uma compra em Arapongas

PRF apreende 3 toneladas de maconha entre Cambé e Londrina

Conselho Tutelar é furtado novamente em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais