O Portal do Norte do Paraná
Região

Banco de Olhos do Hospital Universitário da UEL atinge 1.500 doações

O Banco de Olhos de Londrina (BOL), do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL), consolida-se como grande fornecedor de córnea para transplantes de tecidos oculares do Paraná. Em 28 de abril, o Banco atingiu a doação de número 1.500, autorizada pela família de um paciente de 55 anos que estava internado na Santa Casa de Cambará.

A captação foi finalizada pela enfermeira Bárbara Araújo, capacitada pelo BOL em um dos cursos de enucleação ocular promovidos pelo HU e pela OPO (Organização para Procura de Órgãos e Tecidos para Transplante), da 17ª Regional de Saúde do Estado.

Com a contribuição do Banco de Olhos do HU, a fila de espera por transplante de córnea no Paraná tem se reduzido significativamente, chegando, de tempos em tempos, a zerar a fila. “A fila de espera no Paraná gira em torno de 20 pacientes, em média, e o normal é espera de cerca de dois meses, mas em determinadas épocas do ano chegamos a zerar a fila, com pacientes que aguardam o transplante sendo atendidos rapidamente”, ressalta a oftalmologista Ana Paula Oguido, responsável técnica pelo Banco do HU. “O trabalho de equipe foi fundamental nessa conquista, é um privilégio para mim fazer parte dessa equipe”, diz Ana Paula.

O oftalmologista Plínio Ângelo Boin Filho, outro responsável técnico do BOL, compartilha essa satisfação. “A gente vê com grande satisfação, primeiro com as famílias autorizando a doação, depois com os pacientes que recebem as córneas voltando a enxergar com o transplante”, diz. Segundo Boin Filho, “as famílias ainda têm receio de autorizar a doação”, situação que pode melhorar com campanhas específicas que conscientizem para a importância de doar.

Reconhecimento nacional

Ana Paula destaca que o Banco de Olhos do HU tem o reconhecimento nacional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em termos de estrutura física, equipamentos e capacitação técnica dos profissionais que atuam no setor. “Fornecemos a córnea primeiro para pacientes da macrorregião Norte do Paraná, e o excedente para demais regiões do Paraná, depois para outros estados, como Rio de Janeiro e Nordeste do país, entre outros”, relata Plínio. Os tecidos armazenados obedecem ao rigoroso controle de preservação e tem prazo de validade de 14 dias.

O enfermeiro Carlos Aparecido de Oliveira, responsável administrativo do Banco, esclarece que em boa parte das mortes há os casos em que a doação do globo ocular é descartada, e dos chamados “viáveis para doação” a taxa de conversão – ou seja, de convencimento à doação nas abordagens às famílias de potenciais doadores – é de 44% em 2019, porcentagem considerada boa nas atuais condições. “O ideal seria chegarmos a pelo menos 50%, determinado como meta no Estado”, afirma.

Em parceria com a OPO, o Banco de Olhos já capacitou cerca de 50 profissionais da macrorregião norte do Estado, entre médicos e enfermeiros, para a captação de globo ocular. Esses profissionais vêm das cinco Regionais de Saúde, o que representa mais agilidade nas captações de tecidos oculares em locais mais distantes de Londrina.

Os tecidos oculares da região são todos encaminhados para o HU/UEL, que abastece os principais centros de transplantes. Londrina é a cidade com mais hospitais habilitados, com número maior de especialistas em transplante de córnea. A maior parte dos procedimentos são realizados no Hoftalon, mas contribuem para fazer a fila de transplante andar o HU/UEL, Evangélico, Santa Casa e Hospital do Coração, entre outros.

O farmacêutico Fernando Pagotto Carneiro, técnico administrativo do BOL desde o início de funcionamento, ressalta a evolução técnica do setor. “O sistema está bem mais estruturado, com mais agilidade e envolvimento de profissionais de toda a região. É incomparável em relação ao início dos trabalhos do Banco, mas precisamos construir melhor a cultura da doação, mudar o paradigma, para aumentar o número de doadores”, comenta.

A macrorregião Norte do Paraná abriga as Regionais de números 16, 17, 18, 19 e 22 e população de cerca de 2 milhões de habitantes em 97 municípios. O Banco do HU é o único público do Paraná. Maringá, Cascavel e Curitiba abrigam outros Bancos de Olhos do Estado.

Informações da Agência UEL

Foto: Com/HU

Saiba mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Rapaz morto com tiro no rosto iria pedir namorada em casamento

Cobra News (User)

Mais de 62% da população de Rolândia completaram o esquema vacinal contra a Covid -19

Cobra News (User)

Passageira de 33 anos fica ferida após caminhão capotar em Rolândia

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais