O Portal do Norte do Paraná
Policial

Arapongas reduz acidentes com morte, mas reforça conscientização

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), divulgou nesta quarta-feira (20) os números referentes aos acidentes de trânsito registrados no perímetro urbano.

Em um levantamento de janeiro a agosto de 2022 e mesmo período de 2023, o município registrou uma queda de 50% nos acidentes fatais.

Sendo 12 mortes em 2022 – janeiro a agosto, e seis em 2023, mesmo período. Já o total de acidentes contabilizados no mesmo período dos dois anos manteve a média: 607 em 2022 e 609 em 2023.

Para o secretário da pasta, Paulo Argati, mesmo com uma redução considerável nos acidentes fatais, as ações para uma maior conscientização e outras medidas para um trânsito seguro devem ser permanentes.

“Para um trânsito seguro é preciso uma junção de fatores, desde a boa conduta dos motoristas e pedestres, qualidade na sinalização de trânsito e vias, correta inspeção nos veículos, entre outros. A gestão tem aplicado na prática ações voltadas à segurança no trânsito, sempre buscando se aproximar da população, reforçando para que cada um faça a sua parte”, diz Argati.

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro), a Guarda Municipal e Polícia Militar têm intensificado as atividades educativas, por meio de blitz para orientar e fiscalizar os motoristas. Ainda na última terça-feira, 19, a ação aconteceu na Avenida Rouxinol. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Semana Nacional do Trânsito mobiliza a sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente, incluindo o cuidado com os mais vulneráveis, o “acalmamento” do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade.

SIMULAÇÃO – Nesta sexta-feira, 22, uma simulação de acidente será realizada na Avenida Rouxinol com a Avenida Arapongas. O ato irá apresentar uma cinemática demonstrativa de acidente envolvendo carro e trem, com a participação da empresa e companhia ferroviária RUMO e Forças de Segurança, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. Guarda Municipal, SAMU e Polícia Civil. “Será uma simulação impactante, mostrando todo o trabalho das equipes de resgate e segurança. Uma forma de conscientizar e mostrar para a população sobre os riscos de uma tomada de decisão errada no trânsito”, finalizou Argati.

Com informações de TN Online

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Em Londrina, motorista de aplicativo é baleado enquanto aguardava corrida

Menino espancado por pais adotivos em Londrina deixa UTI e apresenta melhora

Máscaras não serão obrigatórias em locais abertos na Expolondrina 2022

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais