O Portal do Norte do Paraná
Região

Arapongas lança aplicativo de emergência “Escola Segura”

O aplicativo de emergência “Escola Segura” foi lançado nesta terça-feira (11) em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). Trata-se de uma ferramenta que possibilita o acionamento rápido da Guarda Municipal em situações de risco nas escolas e centros Municipais de Educação Infantil e outras instituições de ensino.

A apresentação oficial do aplicativo de segurança foi feita pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, com participação do guarda responsável pelo desenvolvimento do dispositivo, o GM João Maicon de Marques. “Este é um aplicativo que ficará disponível para todas as diretoras e diretores, coordenadoras, secretárias escolares e equipes pedagógicas dos locais de ensino. Ao alcance das mãos, será possível acionar a GMA em qualquer situação de emergência”, reforçou Argati.

“Nós, como pais, queremos a garantia que nossos filhos estão seguros. Infelizmente um caso chocante e longe daqui reacendeu um alerta. Temos atuado para garantir a ordem e a segurança da população, mas é importante também tranquilizarmos as famílias. Estamos atentos a tudo isso e trabalhando pela segurança dos nossos alunos, professores e comunidade em geral”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre. Segundo ele, outras estratégias em segurança também deverão ser aplicadas gradativamente.

COMO FUNCIONA?

Durante o lançamento, foi exibido um vídeo demonstrativo. No aplicativo existe a aba “EMERGÊNCIA – clique aqui” (na cor vermelha). Ao clicar, o chamado é rapidamente direcionado para a tela de acionamento Guarda Municipal. Um sinal de alerta é emitido e direcionado ao Centro de Operações da GMA. Todas as equipes serão alertadas com informações sobre o local de origem da ocorrência. As viaturas mais próximas já se deslocam de maneira prioritária para o local, além do acionamento de outras equipes de reforço (como a ROMU e Polícia Militar).

Ainda segundo Argati, a equipe da Patrulha Escolar Comunitária está percorrendo as escolas e CMEIs para o cadastramento do aplicativo nos aparelhos celulares e repassando orientações aos profissionais da educação que terão acesso. “É muito semelhante ao app ‘GM 153’ – que desenvolvemos há dois anos e tem dado 100% de êxito em sua execução”, acrescentou.

Até agora, 22 instituições de ensino já foram instruídas e passam a contar com o Escola Segura. O aplicativo também estará disponível para utilização das escolas particulares e outros locais de ensino. A GM e PM têm marcado presença ativa nos entornos das instituições de educação.

Com informações Portal Bonde 

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Ação com caminhoneiros marca início da Semana de Trânsito em Londrina

Moradores do distrito de Guairacá reclamam de situação da estrada

Cobra News (User)

Secretaria de Fazenda de Cambé faz plantão para orientar sobre Refis neste sábado

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais