O Portal do Norte do Paraná
Região

Arapongas intensifica vacinação contra a febre amarela

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que segue até a próxima sexta-feira (28) um trabalho de intensificação de vacina contra a febre amarela. Todas as unidades básicas com sala de vacina vão integrar o esforço de intensificação, sempre no horário normal de atendimento. A intensificação foi definida neste momento por conta da proximidade das férias escolares, quando muitas pessoas viajam para as regiões onde há risco.

A Secretaria de Estado da Saúde também está convocando a população para que tome a vacina contra amarela, única forma eficaz de evitar a doença. A previsão é que a incidência da doença volte a crescer nos próximos meses, especialmente nos municípios do Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais.

Porém, o alerta vale para todo Estado, reforça a enfermeira Vera Rita da Maia, da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde. O boletim epidemiológico da smana passada, divulgado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, confirma mais sete epizootias, que são as mortes de macacos contaminados pela febre amarela.

O boletim apresenta 42 epizootias confirmadas, número que subiu para 49, desde o julho de 2018 até agora. Os novos casos foram confirmados em Tibagi (3) Campo Largo(1), Carambeí (1), Piraí do Sul (1), Ponta Grossa (1). Os macacos não transmitem a doença. Assim como os humanos, eles também são contaminados pela picada do mosquito transmissor. “Os macacos sinalizam a presença do vírus na região. A ocorrência de epizootias indica que a população deve buscar a vacina e este é nosso alerta”, afirma a enfermeira.

Ela acrescenta que as confirmações de casos de febre amarela continuam crescendo e a vacina é a única forma de prevenção contra a doença, que pode causar complicações e até levar à morte.

Os demais municípios com registro de mortes de macacos são Antonina, Morretes, Paranaguá, Balsa Nova, Ipiranga, Jaguariaíva, Tibagi, Castro e São José dos Pinhais – nas duas últimas cidades já foram confirmadas 12 e 13 mortes de macacos, respectivamente.

Sintomas

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal.

A febre amarela pode ter evolução rápida para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa e sangramentos no sistema digestivo. Por isso, é importante procurar o serviço médico rapidamente para identificar a doença precocemente.

Informações: Assessoria/Prefeitura

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Chuva de granizo, quedas de árvores e ventos fortes são registrados na região Norte

Motorista morre esmagado pelo próprio caminhão na PR-323 em DR Camargo

Cobra News (User)

Motorista será julgado por homicídio doloso em Arapongas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais