O Portal do Norte do Paraná
Região

Arapongas e Apucarana instalaram mais de 800 cercas elétricas em 2018

Cidades lideram ranking de instalação no Paraná, segundo dados do Crea-PR

 

Apucarana e Arapongas estão no topo do ranking de instalações de cercas elétricas no Estado, segundo dados divulgados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). Em 2018, os dois municípios registraram, juntos, 823 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que comprova a instalação de equipamentos dentro dos parâmetros técnicos estabelecidos em lei.

Fazendo uma comparação entre municípios, Curitiba registrou 47 ARTs, enquanto Londrina registrou 49 no mesmo período. Arapongas teve 585 instalações e em Apucarana foram 238.

Facilitador da fiscalização na Regional Apucarana, o engenheiro eletricista Murilo Rodriguez Granado explica que o Crea-PR fiscaliza o equipamento em dois momentos: na instalação e na manutenção das cercas elétricas.

“Quando o equipamento é recém instalado, o Crea-PR questiona quem foi o responsável pela instalação. No caso de empresas, é verificado se ela está registrada, se tem profissional habilitado e se emitiu ART”, informa. O documento ainda pode ser utilizado para mais de um serviço, pois o principal objetivo da ART é identificar o responsável técnico pela instalação.

As cercas elétricas devem passar por manutenção preventiva ou corretiva um ano após a instalação. O Crea-PR fiscaliza as manutenções e, no caso de não ter sido feita, entrega um ofício ao responsável pela instalação, com coleta de assinatura. Existe um prazo para a regulamentação e o proprietário pode ser denunciado caso não respeite as regras estabelecidas.

Se houver acidentes e ficar comprovado que a instalação foi realizada sem um técnico, é o proprietário do imóvel quem tem de responder civil e criminalmente. O Crea-PR possui um Caderno Técnico de Segurança Eletrônica, que pode ser consultado no site do conselho. O material também tem informações acerca de alarmes, circuitos fechados de televisão, porteiros eletrônicos e outros equipamentos eletrônicos.

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Feira leva serviços gratuitos a Porecatu nesta semana

Criança queimada em CMEI de Arapongas está intubada em estado grave

Cobra News (User)

Moradores de cidade do Paraná recusam vacina contra Covid

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais