O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Apucarana vai decretar estado de emergência por causa da dengue

A Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, está preparando uma declaração de emergência por conta do avanço nos casos de dengue. Último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais de 8,1 mil casos da doença no município que já soma quatro mortes.

De acordo com o prefeito, Junior da Femac, todas as medidas adotadas até o momento foram viabilizadas com recursos próprios da prefeitura. Com a declaração, o município terá respaldo da portaria do Governo Federal que prevê ajuda financeira em situação de epidemia de dengue. A prefeitura irá expor no decreto municipal, todo o seu plano de ação executado até o momento, incluindo o atendimento prioritário da dengue na Unidade Básica de Saúde Bolívar Pavão, todos os dias das 8 às 22 horas. A implantação da Central de Atendimento de Combate à Dengue, no Ginásio de Esportes Lagoão; e ainda o mutirão que vem sendo realizado por todas as regiões da cidade, coletando inservíveis e recipientes que possam acumular água.

“Vale ressaltar que este mutirão também é acompanhado – antecedendo a coleta de materiais -, por agentes de endemias acompanhados de soldados do Exército Brasileiro, para vistorias e conscientização da população”, destaca o prefeito. Ele reitera que todos os itens exigidos para a declaração de emergência serão repassados ao Governo Federal. “O processo já está em andamento no âmbito jurídico, com apoio da Autarquia Municipal de Saúde”, conclui.

Diante do aumento de casos, a Central de Atendimento de Combate à Dengue, instalada há quase um mês no hall de entrada do Ginásio de Esportes Lagoão, ampliará os serviços e passará a atender também aos sábados e domingos, das 8 às 21 horas, a partir do próximo fim de semana. “A central estará à disposição da população por mais dois dias na semana, com um reforço das equipes médicas, de enfermeiros, auxiliares e demais servidores”, diz o secretário municipal de Saúde Emídio Bachiega, assinalando que a medida também faz frente ao avanço da dengue.

Com informações de TN Online

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Acidente com ônibus na PR-092 assusta moradores: “O pior que já vi”

Cobra News (User)

Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 110 vagas para cadetes

Cobra News (User)

Número de homicídios dolosos cai 10,7% no Paraná de janeiro a outubro

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais