O Portal do Norte do Paraná
Região

Apucarana alerta para prazo de revisão de valores do IPTU

Caso haja a comprovação de inconformidades, requerimento deverá ser protocolado até o dia 20 de março.

 

A Secretaria Municipal de Fazenda de Apucarana reforça que o último prazo para dar entrada ao requerimento de revisão de valores do IPTU é 20 de março (próxima quarta-feira), coincidindo com o dia de vencimento do imposto. Depois desta data, não serão mais aceitas contestações sobre o lançamento.

De acordo com Sueli Aparecida de Freitas Pereira, secretária municipal de Fazenda, muitos contribuintes deixam para procurar a Prefeitura após o vencimento. “Estamos reforçando este comunicado para evitar contratempos como ocorreu em anos anteriores, quando alguns contribuintes perderam o prazo”, pondera.

Sueli afirma que podem ocorrer inconformidades no lançamento, mas isso acontece raramente. “Ao receber o carnê a pessoa deverá atentar para a metragem do terreno e da construção, bem como ao valor venal que consta no documento”, explica, informando que o IPTU lançado equivale a 1% do valor venal para imóveis com construção e 3% para terrenos não edificados.

Caso haja alguma inconformidade, o contribuinte deverá fundamentar o pedido com documentação comprobatória das alegações, conforme prevê o artigo 3º do Decreto 026/2019. “Também deverá levar RG, CPF, cópia do carnê de IPTU e a escritura do imóvel ou o contrato de compra e venda”, cita. De acordo com a secretária, o pedido de revisão deverá ser protocolado no setor de Cadastro Técnico Multifinalidade, que funciona no térreo da Prefeitura.

As legislações que norteiam o prazo para a revisão são o artigo 147 do Código Tributário Nacional (CTN) e os artigos 223, 224 e 225 do Código Tributário Municipal (CTM). “Será sempre de dez dias, contados a partir do recebimento da notificação, o prazo mínimo para pagamento e máximo para a impugnação do lançamento”, estabelece o artigo 225 do CTM.

Os carnês do IPTU deste ano começaram a ser distribuídos via Correios em meados de fevereiro. A secretária orienta que, caso o contribuinte ainda não tenha recebido o carnê na sua casa, pode fazer a impressão da segunda via pela internet, através de um link que foi disponibilizado no site do município.

Com informações da Prefeitura de Apucarana

Foto: Josias Profeta

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Companheira de idoso encontrado morto com pés e mãos amarrados está desaparecida

Cobra News (User)

Prefeitura de Londrina faz plantão para isenções do IPTU neste sábado

Prefeitura alerta população para golpe do ‘Programa Auxílio Natalino’ em Rolândia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais