O Portal do Norte do Paraná
PolíticaRegião

Aprovado PL que proíbe nomeação de condenados por violência doméstica

A Câmara de Londrina aprovou três projetos em segundo turno, nesta quinta-feira (16). Entre eles, está a proposta que proíbe a nomeação de servidores condenados pela Lei Maria da Penha.

Aprovada em segunda discussão por unanimidade, o projeto de autoria do vereador Deivid Wisley (PROS), proíbe a nomeação, no âmbito da administração pública direta e indireta, para todos os cargos efetivos e em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Maria da Penha (lei federal n° 11.340/2016).

Conforme o projeto de lei, inicia-se a vedação com a condenação em decisão transitada em julgado e encerra-se com o comprovado cumprimento da pena. Na justificativa da medida, o autor afirma que o combate e a prevenção à violência contra a mulher são deveres do Estado e cita dados do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, relativos a 2021, que indicam o registro de 105.821 denúncias de violência contra mulher no Brasil, sendo 72% deste total referentes a violência doméstica e familiar contra a mulher, incluindo ação ou omissão que causaram mortes, lesões, sofrimentos físicos, abusos sexuais ou psicológicos.

Agora, com a aprovação, a medida segue a sanção do Poder Executivo.

Com informações do Tem Londrina

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Pai esquece bebê em veículo no centro de Mandaguari

Rapaz é preso por estupro de vulnerável em Apucarana

Vítima de acidente na BR-369 não tinha ainda CNH, diz PRF

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais