O Portal do Norte do Paraná
Região

Após morte por suspeita de dengue em Rolândia, casos da doença preocupam moradores da região Norte

A morte por suspeita de dengue hemorrágica de um adolescente de 16 anos ontem (21) em Rolândia alarmou a população da região Norte do Paraná. Em todo o estado, os números são preocupantes. O boletim semanal da dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde aponta um aumento de quase 5.000% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o boletim estadual, são 7.618 casos confirmados de dengue no Paraná – 1.550 a mais do que na publicação anterior (6.068 casos), um aumento de 25,54%. Os números referem-se ao acumulado desde agosto de 2019. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento chega a 4.846%. Foram 154 confirmações em 2018.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o Paraná está combatendo a doença com o envolvimento dos órgãos e secretarias do Governo, por meio do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, que desenvolve ações em todos os municípios.

“São atividades de orientações sobre as medidas preventivas para a dengue e de remoção técnica dos criadouros do mosquito transmissor da doença. Sabemos que a eliminação dos criadouros é a forma mais eficaz de reduzir os casos de dengue e contamos com a participação da população neste combate. A dengue mata e cerca de 80% dos focos estão nos domicílios”, destacou o secretário.

Ainda segundo o balanço oficial, são 24 municípios em situação de epidemia, dois a mais do que a semana passada – incluindo Florestópolis, Bandeirantes e Sertaneja, na região Norte.

Outros 27 municípios estão em situação de alertar para a dengue e, juntos, somam 990 casos autóctones, quando a pessoa não contraiu a doença na cidade onde vive.

Apresentam casos de dengue grave, com pacientes em tratamento, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Nova Cantu, Quinta do Sol, Cianorte, Colorado, Santa Fé, Florestópolis, Ibiporã, Londrina, Porecatu, Cornélio Procópio e Sertaneja.

Os municípios com maior número de casos suspeitos notificados são Londrina (3.596), Foz do Iguaçu (2.971) e Paranavaí (2.230).

Números da região

– Rolândia tem 264 casos notificados e 19 confirmados. 125 casos foram descartados e 120 estão em investigação.

– Londrina registra 3.596 notificações, com 163 confirmações. 2378 casos foram descartados e 1.055 são investigados.

– Arapongas está com 92 casos notificados e 1 confirmado, sendo que 63 casos foram descartados e 28 estão em investigação.

– Cambé registra 607 notificados e 7 confirmados. 398 foram descartados e 202 seguem em investigação.

– Em Florestópolis são 558 notificações, com 175 casos confirmados, 95 descartados e 288 em investigação.

Com informações da SESA e AEN

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Idoso morre atropelado em Florestópolis; Causador do acidente ainda não foi identificado

Polícia conclui inquérito de advogado encontrado carbonizado em Londrina

Cobra News (User)

Central de Relacionamento da Sanepar em Arapongas tem novo endereço

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais